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Se para o Brasil, a questão já foi “independência ou morte”, para os hoteleiros brasileiros, a questão é: como sobreviver no mercado sendo independente? A hotelaria sempre foi uma indústria muito competitiva e o aparecimento de grandes redes e outros players como as OTAs não deixou o jogo mais fácil. Diante deste cenário, contratar uma assessoria de vendas especializada por ser a saída para empreendimentos que não possuem o respaldo de marcas.

Junte-se a esse panorama os impactos da pandemia e encontramos os hotéis independentes em apuros. Com corte de gastos, pouca receita e quase sem demanda, inúmeros meios de hospedagem, infelizmente, sentiram o forte abalo da crise.

Mas ser um empreendimento independente não significa estar sozinho. Uma assessoria é uma forma possível e eficaz de conseguir os recursos necessários para otimizar tanto a operação do hotel quanto potencializar todas as possibilidades de reservas e receita.

Porque a realidade de um hotel, muitas vezes, é ter poucos colaboradores e muitas funções a serem exercidas. Isso faz com que questões centrais como estratégia e planejamento fiquem comprometidas. Logo, os resultados também sofrem consequências.

Mas aqui entra outra questão comum: qual assessoria devo contratar? Devo focar em Marketing? Em Vendas? Em atendimento? A Unity Hotelaria oferece uma soluções de vendas para hotéis. A empresa engloba serviços de Marketing, Comercial e Central de Reserva.

Assessoria de vendas: soluções 3 em 1

Com atuação focada na hotelaria, a Unity conhece a indústria e sabe que o setor de Vendas é muito mais complexo do que passar tarifas por telefone ou email, ou negociar preços para estadias longas, ou de grupos. Por isso, em sua assessoria, ela oferece serviços que abrangem marketing, comercial e central de reservas. Afinal, é com a otimização desses três departamentos que o hotel consegue obter resultados expressivos, como é o caso do Hotel Fazenda Cachoeira da Furna.

O Marketing Digital é um aliado fundamental do hoteleiro em busca de resultados de vendas, mesmo antes da pandemia. Na era digital em que vivemos, a experiência do cliente começa no mundo virtual. Com a pandemia, a importância de uma boa estratégia digital ficou ainda mais evidente, pois é através dela que o hotel consegue:

  • converter as chances de reservas;
  • criar e estreitar o relacionamento entre empresa e público-alvo.

O seu futuro hóspede está espalhado nos diferentes canais e cabe a você se fazer presente virtualmente para captar novos hóspedes. A Unity foca suas estratégias de marketing em conversão de reservas diretas, otimizando sua receita através de um planejamento preciso e eficiente.

Uma vez estabelecido o posicionamento do hotel, são desenhadas campanhas personalizadas para captação de leads para garantir que a oferta certa seja oferecida ao público-certo, aproveitando ao máximo os esforços de marketing. Entre as possíveis ações estão: Google Ads, criação de site, formulários, presença digital nas redes sociais. As redes sociais são, inclusive, fonte poderosa de novas reservas.

Portanto, o Marketing Digital quando bem-planejado, é uma ajuda preciosa aos hotéis independentes para enfrentar alguns dos grandes desafios de hoje: desenvolvimento de presença digital, conversão de reservas diretas e aumentar taxa de ocupação.

assessoria de vendas - emanuel e elias

Emanuel Lopes e Elias Junior, fundadores da Unity

Estratégias comerciais

Como mencionamos, são as vendas que fazem “a porta do lobby girar” e hóspedes entrarem. Com uma competição acirrada, a crise da pandemia e falta de recursos humanos que fazem com que o operacional consuma a maior parte do tempo dos gestores, uma consultoria experiente em hotelaria pode dar um impulso nas reservas.

Uma vantagem dos hotéis independentes frente aos hotéis de rede é a maior liberdade de precificação das diárias e serviços. Desta forma, é possível criar promoções realmente atrativas para o seu público-alvo, atraindo novos clientes ou fidelizando seus hóspedes, sem comprometer o seu lucro.

No entanto, para que isso ocorra, é necessário uma análise profunda e assertiva sobre a condição financeira dos negócios. Outro ponto importante, que já foi mencionado anteriormente, é o fato dos clientes (e possibilidades de reservas) estarem espalhados em diferentes canais de distribuição, tanto diretos como através de intermediários.

Levando tudo isso em consideração, algumas ações possíveis dentro do Comercial são:

  • Gestão de canais de vendas
  • Diversificação de canais
  • Gestão de tarifas
  • Criação de tarifário
  • Estratégias para aumentar a diária média

Vale ressaltar que todas as decisões tomadas pela consultoria da Unity são baseadas em informações como: custo da operação, projeção de receita e sazonalidade.

Central de reservas

Que a central de reservas mudou, isso não há dúvidas. Se antes o telefone e o e-mail eram canais de comunicação suficientes, hoje a hotelaria se depara com múltiplos canais. A gestão desses canais pode ser um enorme desafio. O volume de tarefas a gerir é muito grande. Não raro, são os hotéis que possuem uma Central de Reservas pequena ou misturada com a Recepção. Quando isso ocorre, há o risco da qualidade do serviço prestado sofrer impactos negativos.

Como você deve ter percebido, as redes sociais aparecem aqui de novo. Elas se tornaram canais de Marketing, Comercial e Atendimento. É muito comum clientes procurarem as redes sociais para entrar em contato com uma empresa. Portanto, negligenciar esse canal de comunicação pode trazer grandes prejuízos.

Vale ressaltar aqui a importância do WhatsApp. O aplicativo mais baixado do mundo já é um canal de atendimento muito importante na hotelaria. Através dele, o seu hotel pode construir relacionamentos mais próximos com seus hóspedes e fidelizá-los.

Independente, mas não só

A disputa no mercado é acirrada, mas os hotéis independentes não estão sós. Com assessorias de vendas especializadas, fica mais fácil oferecer valor ao serviço e converter mais reservas diretas, aumentando a receita da propriedade.

Desta forma,  empreendimentos independentes conseguem ter:

  • redução de custos com profissionais;
  • aumento das reservas diretas através da central de reservas
  • equipe especializada em marketing hoteleiro

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Unity Hotelaria