Depois de muitos estudos de mercado, participação em eventos e um detalhado planejamento, um ícone baiano está finalmente de volta. Após fechar a compra do imóvel no início de 2020, e uma pandemia no meio do caminho, o destino do antigo Club Med Itaparica foi desvendado. Pelas mãos da Eindom Empreendimentos, a clássica propriedade vai se transformar em um projeto de multipropriedade. O Village Itaparica conta com VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 700 milhões e investimentos de R$ 450 milhões só na primeira fase de desenvolvimento.

Embora boa parte do mercado já conhecesse os desenvolvedores, que eram figurinhas carimbadas nos eventos da Adit Brasil, o anúncio oficial do futuro empreendimento só aconteceu após o registro de incorporação do projeto, há poucas semanas. “Esse período entre a negociação de compra do imóvel até o lançamento oficial foi importante para chegarmos a esse momento bem preparado, porque o Village Itaparica é o primeiro projeto imobiliário do grupo”, explica Samuel Goldstein, CEO do Eindom, braço imobiliário da Lorinvest, gestora de recursos do Grupo Lorentzen, que tem origem norueguesa e negócios nas áreas de gás, navegação e cabotagem, celulose, minério, florestas e meios de pagamento.

O comentário de Goldstein passa um ensinamento relevante ao segmento de multipropriedade, que é complexo, envolve incorporação imobiliária e a obra em si, além de grande esforço de marketing e comercialização, o que muitas vezes faz os desenvolvedores acessarem o mercado de capitais em busca de financiamento. Ou seja, para novos entrantes como a Eindom, existe mesmo a necessidade de uma curva de aprendizado para estruturar um projeto bem feito e viável, que sobretudo não fique pelo caminho.

“Tivemos parceiros estratégicos nessa caminhada, que nos ajudaram muito para não batermos tanto a cabeça”, revela em entrevista ao Hotelier News. Na lista estão BetaAdvisory, de Francisco Costa Neto; Mapie, da dupla Carolina Sass de Haro e Tricia Neves; Carlos Mauad e Eduardo Manzano, Sidney Quintela, Otávio Raja Gabaglia e Roberto Gonçalves, que desenvolveram o masterplan do empreendimento, todos profissionais que conhecem bem o mercado de lazer, de entretenimento e de multipropriedade/timeshare. “Isso nos permitiu chegar a esse momento com um projeto sólido, entendendo bem o mercado, a concorrência e o perfil do consumidor que queremos atingir”, acrescenta o executivo.

Village Itaparica - Samuel_Goldstein

Goldstein sobre expectativas para novo empreendimento de multipropriedade

 

E quando fala de público-alvo, Goldstein cita a região do Recôncavo Baiano como mercado primário nesta primeiras fase de comercialização. As vendas já foram iniciadas em três pontos nos shoppings Barra e Itaguari, localizados em Salvador e Santo Antônio de Jesus, respectivamente, além do restaurante Manguezal, em Itaparica. “Estamos negociando para abrir uma quarta loja em Feira de Santana (BA). Em paralelo, nos dois shoppings temos apartamentos modelos, de forma que o consumidor veja de perto o que está comprando”, explica o CEO da Eindom, que acrescenta:

“Há renda neste mercado. Miramos famílias com rendimentos mensais de R$ 10 mil a R$ 15 mil. São pessoas que viajam pelo menos uma vez no ano e que, no Village Itaparica, terão acesso a um produto cinco estrelas como era o Club Med Itaparica, objeto de desejo desse público”, diz o executivo. “Estamos na expectativa também da inauguração da ponte Salvador-Ilha de Itaparica. Trata-se de uma obra que mudar de patamar o destino, com acesso facilitado à ilha. É, contudo, um obra longa, mas que, quando for concluída, vai nos permitir fazer a comercialização para outras partes do país em fases futuras”, complementa.

Cronograma e estrutura

O futuro Village Itaparica terá 443 apartamentos, com metragens de 44 metros quadrados (m²), 89 m² e 136 m², que serão entregues mobiliados e equipados. O empreendimento prevê ainda um shopping a céu aberto e um beach club, que deve ser a primeira entrega do projeto, já no verão de 2025. O espaço terá capacidade para cerca de 4 mil pessoas e contará com duas piscinas de ondas, sendo uma com surf recreacional; piscina kids e baby, bar molhado, quadra de beach tennis, sala VIP, área para shows e eventos, entre outras atrações.

“Estamos prevendo um ponto de venda ali também, porque acreditamos que tem tudo para ser um ponto de captação relevante”, revela Goldstein, destacando que, para estimular a geração de caixa já nesta primeira fase do projeto, a Eindom tem como objetivo vender planos de sócios e day use para o beach club. O centro de compras e as alas de apartamentos, por sua vez, serão inaugurados em 2026 e 2027, respectivamente. “Encontramos um imóvel bastante deteriorado e, diante disso, os prazos são normais dentro da realidade do mercado imobiliário. Agora, se as vendas acelerarem acima do previsto, podemos entregar antes das datas estimadas.”

Em relação às condições macroeconômicas atuais, que podem afetar tanto as vendas, quanto a entrega do projeto, o CEO da Eindom se disse tranquilo, em especial em relação à segunda hipótese. “O grupo tem capital próprio, por isso não seremos contaminados pelo patamar atual da Selic e o momento do mercado. Para nós, o Village Itaparica será uma flagship e estamos olhando, sim, novas oportunidades em multipropriedade no país, mesmo não sendo um projeto imobiliário de longo prazo”, explica.

Operação

O leitor que chegou até aqui na matéria deve ter percebido que a Eindom está participando de praticamente todas as verticais do projeto, à exceção de uma muito importante que está relacionada à entrega final do cotista, hóspede e passante do futuro empreendimento. Sim, a empresa do Grupo Lorentzen, ao que tudo indica, não tem pretensão de operar o resort.

“Pesquisas que fizemos com o púbico em potencial nos mostraram que eles não dão valor à bandeira hoteleira. Ainda assim, estamos conversando com todas as operadoras do mercado, inclusive internacionais, que podem ser motivadores de venda”, revela Goldstein. “Por enquanto, sem pressa para definir essa questão, mas vocês serão os primeiros a saber”, brincou.

Bem, como promessa é dívida, vamos te cobrar futuramente em busca desse furo. Enquanto isso, ficamos no aguardo por atualizações do projeto e da performance de vendas. Certo é que um ícone baiano como aquele não poderia ficar parado. Sucesso!

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Village Itaparica