Em 2020, a data de vendas mais importante do mundo já havia atingido patamares nunca antes vistos. No período, a Pmweb registrou recordes, com receita acumulada de hotéis parceiros 135% acima do performado na Black Friday de 2019. A data foi marcada ainda por taxas de conversão 171% superiores ao obtido no ano anterior. E para 2021, a empresa gaúcha tem metas ainda mais agressivas.

Com os avanços da vacinação, flexibilizações de medidas restritivas e demandas reprimidas prontas para estourar, a Black Friday promete ser o clímax da retomada do turismo. Pensando no importante momento para o setor hoteleiro, a Pmweb está preparando uma campanha histórica aliada a estratégias e práticas que não se restringem apenas às vendas, mas também às fidelizações e planejamentos para 2022.

Trabalhando lado a lado da hotelaria durante a crise, a empresa lançou e adaptou produtos rapidamente. E os frutos foram colhidos em meses como dezembro de 2020 e resultados surpreendentes na última Black Friday. Estratégias focadas em CRM, comunicação com os clientes, fidelização e protagonismo dos canais diretos são algumas das táticas utilizadas pela agência para combater as perdas causadas pela pandemia.

“Para 2021, a Pmweb idealizou uma campanha para mostrar o quanto amamos e nos importamos com os hotéis. Fizemos um processo de concepção de uma nova identidade visual para a Black Friday, de criação totalmente autoral, realizada pela artista Paula Plim para exaltar cores, alegria e esperança neste momento. Queremos que todos os empreendimentos hoteleiros sintam essa energia, renovem as esperanças e estejam preparados para essa data, que promete ser a virada da hotelaria”, explica Patricia Matzenauer, gerente de Marketing da Pmweb.

Pmweb: uma Black Friday nada Black

Batizada de Black Friday We Love Hotels, a campanha traz o conceito de uma Black Friday nada Black. Alinhada às mudanças de comportamento do consumidor, como o aumento da busca por viagens regionais e voltada para experiências que vão além da hospedagem, a Pmweb aposta em uma retomada catalisadora de vendas para os anos vindouros.

Para preparar os hoteleiros para a data, a agência criou uma série de conteúdos estratégicos, focados em ações práticas que podem ser incorporadas ao planejamento e garantir melhores resultados. Por meio de uma landing page, a Pmweb disponibiliza materiais semanais que abordam temas como aplicação e execução de cada etapa até a chegada do grande dia.


“Oferecer não só o melhor, mas aquilo que é esperado pelos clientes, conhecê-los e fidelizá-los para que não ocorra a venda apenas na Black Friday, mas de forma recorrente. Para isso, é essencial priorizar ferramentas que trabalhem a favor do hóspede e do hotel. Ferramentas que realmente coloquem o cliente no centro e possibilitem que o hotel se torne o protagonista na relação com o hóspede, de forma direta.”

Patricia Matzenauer, gerente de Marketing da Pmweb


“Nosso objetivo é oferecer suporte aos hoteleiros, através de conteúdos teóricos, práticos e tutoriais, para que eles possam aproveitar o melhor das nossas tecnologias e plataformas, para fazer a maior Black Friday hoteleira de todos os tempos”, complementa Patricia.

As orientações são uma forma da empresa direcionar seus clientes a fazerem o melhor uso das tecnologias desenvolvidas para as conversões de vendas, que operam de forma integrada, inclusive com ferramentas de terceiros. “Queremos garantir que os hotéis foquem no ciclo virtuoso da venda direta. Desde landing pages para captação de leads para elevar a base de contatos, CRM para definir estratégias e campanhas de acordo com o objetivo de cada hotel e campanhas automatizadas e personalizadas para os empreendimentos se comunicarem com os hóspedes de forma customizada e que faça sentido”, acrescenta.

Outro ponto estratégico é o e-commerce com produtos de clientes que não seja limitado a hospedagem, mas também serviços extras, itens de parceiros e terceiros, como forma de garantir conversões e experiências satisfatórias aos hóspedes.

Ferramentas e estratégias

Pmweb - Patricia Matzenauer_Black Friday histórica

Patricia: meta é subsidiar o hoteleiro com informações estratégicas

Para encabeçar a campanha, a Pmweb ressalta tecnologias que foram desenvolvidas com foco em hotelaria. Entre elas estão o Let’s Book, e-commerce voltado ao setor, e o Pmweb CRM. Ambas atuam em conjunto para alinhar estratégias, visando garantir o aumento de lucratividade dos empreendimentos por meio de vendas diretas e relacionamento com os clientes.

Desta forma, os hotéis devem priorizar em suas campanhas ações que coloquem o hóspede no centro em termos de produto, experiência, navegação e fidelização. Logo, os empreendimentos precisam se atentar ao ciclo de vida do cliente, desde campanhas digitais, captação de lead, comunicação, jornada de compra online, central de reservas, hospedagem e pós-estada.

“Oferecer não só o melhor, mas aquilo que é esperado pelos clientes, conhecê-los e fidelizá-los para que não ocorra a venda apenas na Black Friday, mas de forma recorrente. Para isso, é essencial priorizar ferramentas que trabalhem a favor do hóspede e do hotel. Ferramentas que realmente coloquem o cliente no centro e possibilitem que o hotel se torne o protagonista na relação com o hóspede, de forma direta”, diz a gerente.

Para complementar a campanha, nos dias 22 e 23 de setembro, a Pmweb promoverá o evento Black Friday We Love Hotels, com a participação de convidados especialistas no mercado, clientes e parceiros da empresa para falar sobre boas práticas, tendências e estratégias para a data. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no https://bit.ly/3tsyZse.

“Este será o maior evento de Black Friday da hotelaria. Com a bagagem que tivemos em 2020, aumentamos ainda mais as expectativas e metas para 2021. O planejamento representa muito a identidade da Pmweb, com a frase ‘relacionamentos únicos em grande escala’. Isso é o que fazemos e é nisso que acreditamos. Esperamos dobrar os resultados alcançados no ano passado”, finaliza Patricia.

(*) Crédito das fotos: Pmweb/Divulgação