Se em outubro a expectativa era grande entre os clientes da Pmweb para a Black Friday, virou o mês e os resultados ficaram além do esperado. Bem além. Em novembro, a receita acumulada dos hotéis parceiros da agência gaúcha subiu 90% frente igual período do ano passado, com destaque para as vendas de vouchers de experiências nos hotéis. Além disso, o mês registrou a maior taxa de conversão de 2020, superando ainda em 36% o indicador obtido um ano antes.

Outros números relativos a novembro dos clientes da Pmweb também chamam atenção. Apesar da maior parte desse resultado ser atribuída às vendas online, houve crescimento expressivo pela Central de Reservas dos hotéis parceiros, que superou o ano anterior em 167%. Além disso, o total de reservas avançou 85% na mesma base de comparação, informa Michelle Timm, Strategic Consulting da Pmweb.

“Rompemos as barreiras de incertezas acumuladas ao longo do ano devido à pandemia. Acompanhamos, por meio dos números, a demanda até então retraída encontrar o preço certo, no canal certo”, afirma Michelle. “Em outubro, mensuramos a expectativa dos clientes para a Black Friday por meio do grande número de leads inscritos para receber as promoções da campanha de 2020. Em novembro, tivemos a confirmação: para a venda direta, a Black Friday foi histórica”, completa.

Pmweb: mais números

Segundo Michelle, na Black Friday foram gerados mais de 150 mil leads por meio das landings pages customizáveis Let’s Book feitas pelos hotéis clientes. “Esse grande volume foi responsável por 30% da receita total da Black Friday 2020”, acrescenta. A executiva ainda destaca que, na data comemorativa, as vendas diretas ganharam ainda mais destaque – e a preferência do consumidor.

“O resultado positivo dos canais aponta para a consolidação da venda direta, com consumidores mais propensos a efetivar compras no canal próprio. Visto que as reservas ainda estão sujeitas a remarcação em decorrência da pandemia, os clientes preferem apostar na compra assistida e garantir o pós-venda diretamente com os donos do negócio e não com os intermediários. O volume de vendas da Black Friday tornou essa realidade ainda mais evidente”, avalia Michelle.

Ela ainda acrescenta que, em outubro, a demanda de usuários e reservas havia se estabilizado devido à antecedência da Black Friday. “No acumulado de novembro, contudo, houve crescimento de 11% no total de usuários, 103% no de reservas e 82% na taxa de conversão do e-commerce em comparação ao mês anterior”, finaliza.

(*) Crédito da capa: ooceey/Pixabay