Muito antes do coronavírus chegar às nossas vidas, o Planalto Select Hotel já apostava na gastronomia como um impulsionador de resultados. Em 2019, o empreendimento histórico de Ponta Grossa (PR) abriu as portas do Lumen Café, alinhado ao reposicionamento de marca da propriedade. Na época, Daniel Wagner, diretor executivo da unidade não sabia, mas o espaço seria uma peça fundamental nos momentos mais agudos da pandemia.

Em abril deste ano, o café completa três anos de operação, representando 25% da receita total do Planalto. Para manter as atividades girando, o Lumen aderiu ao sistema de delivery e abocanhou uma boa fatia de consumo dos hóspedes e público externo da cidade paranaense durante os lockdowns.

“O Lumen continuou com seu fluxo de clientes pelo delivery, assim como a grande maioria dos restaurantes. Para os nossos hóspedes, o espaço se tornou um dos únicos lugares para comer na cidade. Hoje, 80% dos nossos clientes são externos, representando uma boa fatia da receita total do Planalto”, comenta Wagner.

Um dos principais polos industriais do Paraná, antes da pandemia, Ponta Grossa atuava como um turismo majoritariamente corporativo. E nem precisamos dizer que as demandas caíram drasticamente, o que fez o trade local repensar seu posicionamento e divulgar os atrativos do destino para absorver viajantes a lazer.

“Somos privilegiados, pois além de sermos um polo industrial, também contamos com potencial turístico, cheio de atrativos naturais que estão emergindo. O Parque Vila Velha passou a operar por contrato de concessão em setembro de 2020 e o Buraco do Padre foi descoberto há pouco tempo. Recentemente, recebemos um grupo do Rio de Janeiro que ficou seis noites hospedado no hotel, o que foi algo inédito”, acrescenta o executivo.

Em um movimento natural do setor, o Planalto Select passou a receber hóspedes a lazer — o que levou o segmento a representar 15% do share do empreendimento. “Muitas agências estão descobrindo a região. Temos roteiros de seis dias e, com isso, o hotel vem se aproximando de empresas que realizam essas experiências. Muitos receptivos estão nascendo em Ponta Grossa, então buscamos firmar parcerias para fomentar o turismo na cidade, como nosso entorno e a gastronomia do Lumen”, explica o diretor.

2022: o ano da recuperação

Se 2021 foi o ano da retomada, 2022 será de recuperação. Aos poucos, o segmento corporativo está retornando ao hotel acompanhado de feiras e eventos sociais. Wagner afirma que um dos focos para os próximos meses é trabalhar com afinco o Mice, além de direcionar a divulgação do Planalto para nichos específicos, como o de motociclistas. Recentemente, a propriedade entrou para o portfólio da Motor Road Experiences e agora oferece um quarto tematizado com elementos do universo sobre duas rodas.

“Queremos fortalecer a área de eventos que ficou muito tempo parada. Já estamos sentindo uma melhora de março em diante, mas a meta é sermos proativos neste aspecto. Também almejamos ser referência de hospedagem com a suíte da Motor Road e buscar novas experiências para outros públicos, como ciclistas e amantes de café”, complementa o diretor.

Ainda em fase de desenvolvimento, o Planalto em breve lançará uma degustação de cafés no Lumen, com quatro tipos de grãos e cinco métodos de preparo. “A experiência será voltada para iniciantes deste universo. Também vamos mostrar nossa máquina de torra, responsável pelos grãos servidos no espaço”.

As perspectivas para 2022 são otimistas, mas o Planalto Select Hotel ainda briga para estabelecer tarifas compatíveis com o aumento de custos de insumos básicos para a operação de qualquer meio de hospedagem. Mesmo com o aumento das diárias, Wagner explica que os valores estão longe do ideal. Quanto aos prejuízos causados pela pandemia, o diretor afirma que a recuperação plena deverá se estender até 2023.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News