A hotelaria vive um momento de redesenhar estratégias como forma de influenciar o consumidor em suas tomadas de decisão. Orientado por dados, o setor busca se adaptar ao novo mercado que se abre, ainda que o fim da pandemia não tenha sido decretado. Como forma de auxiliar o segmento neste início de recuperação, a OTA Insight em parceria com a TripAdvisor mapeou as principais tendências e movimentos que podem ser adotados pelos empreendimentos.

Em webinar comandado por Erica Scherer, Business Development Manager da OTA Insight e Rafael Sissini, Business Development Executive da TripAdvisor, as empresas destacaram as mudanças de comportamento do consumidor. A pesquisa foi baseada nas informações coletadas nos últimos 30 dias como parte da estratégia para gerar oportunidades de negócios.

Com foco nos mercados de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, o levantamento analisa a jornada do cliente de ponta a ponta. De acordo com o estudo, a pandemia gerou tendências como: mais negócios domésticos; corporativo em baixa; antecedências mais curtas devido às restrições e aumento nas viagens de carro.

Perante um mercado com demandas mais tímidas, empreendimentos hoteleiros enfrentam uma competição acirrada pela captação de clientes, principalmente os que viajam a lazer. Como se não bastasse a disputa entre si, os hotéis ainda brigam com acomodações alternativas, cada vez mais populares entre os brasileiros.

O cenário é ainda catalisado pelo trabalho remoto e crescimento do consumo online. Mas a boa notícia é que 92% dos brasileiros pretendem viajar a lazer após a vacinação e/ou o fim da pandemia. Cerca de 78% planejam fazer viagens mais longas, com o turismo interno ainda como prioridade. No momento, apenas 11% das intenções de viagens são para destinos internacionais.

Quando o assunto é acomodação, 67% dos entrevistados preferem hotéis, 25% pretendem se hospedar na casa de familiares e amigos, enquanto 24% optam pelo Airbnb. De acordo com o estudo, 60 milhões de brasileiros viajam pelo país e outros 70 milhões estão prontos para entrar neste mercado. Fatores como propagação da internet, acomodações alternativas e pagamentos parcelados facilitaram o ingresso de mais pessoas no mercado turístico.

Cerca de três em cada quatro brasileiros estão ansiosos pela próxima viagem, o que faz do Brasil o terceiro no ranking, empatado com a Índia e atrás apenas de Israel e Vietnã. Já 18% dos entrevistados pretendem comprar vouchers para utilizar com a família e 20% optaram por remarcar viagens. Dentre as regiões em destaque, 59% dos turistas planejam visitar o Nordeste.

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OTA Insight: evolução das tarifas

Como resposta aos cancelamentos e reagendamentos, o setor hoteleiro aposta na espontaneidade como estratégia. Os brasileiros estão planejando viagens com menos antecedência e para destinos com menos restrições e maior índice de população vacinada. O turista também vem optando por ficar mais tempo viajando, fatores que influenciam diretamente nas tarifas.

Quanto mais longe estiver a data da reserva, como, por exemplo, para julho de 2022, maior o valor da tarifa, chegando ao triplo dos preços atuais. “A competição pelo cliente mostra que planejar viagens de última hora sai mais barato, de acordo com a evolução de tarifas de São Paulo, Salvador e Rio”, aponta Sissini.

Reservas last minute, com intervalo entre cinco e 10 dias antes do check-in, são ferramentas de marketing valiosas no mercado paulista. Cerca de 30% das buscas por voos para São Paulo ocorrem com uma janela de zero a sete dias.

Cerca de 20% dos hotéis oferecem políticas de cancelamento flexíveis, além de incentivarem as reservas via mobile por meio de descontos. “Grande parte dos viajantes usam o celular para reservas e pesquisas. Com isso, os empreendimentos chegam a disponibilizar tarifas com descontos entre 5% e 10%”, acrescenta Sissini. Mínimo de noites de hospedagem também afetam os valores. Alguns hotéis oferecem até 15% de desconto para o mínimo de duas noites.

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Estratégias

Manter o posicionamento competitivo com as condições de mercado em constante mudança não é tarefa simples, mas a tecnologia auxilia o setor na tomada de decisão. “A tecnologia tem que ser aproveitada para entender padrões de pesquisa e mercados de origem. As ferramentas servem para direcionar ao hóspede ofertas assertivas, que influenciam o comportamento de reserva”, diz o executivo da TripAdvisor.

Para gerar receita, é fundamental ter o controle da base de dados, que pode resultar em redução de custos em marketing. Com equipes reduzidas, é preciso simplificar a tomada de decisão e trabalhar de forma colaborativa, principalmente em sinergia entre os departamentos de Vendas, Reservas e Marketing.

(*) Crédito da capa: Pixabay

(**) Crédito dos gráficos: Divulgação/OTA Insight