Um dos debates que têm norteado o setor hoteleiro desde os primeiros sinais da retomada diz respeito à recuperação do segmento de eventos. Quando (e em qual ritmo) eles voltariam e alcançariam os níveis de 2019. De acordo com Raffaele Cecere, CEO do Grupo R1, o tão esperado retorno deixou de ser uma simples possibilidade e se concretizou com força total.

Em entrevista ao Hotelier News, o executivo pontuou que, no mercado de São Paulo, as expectativas são excelentes, graças ao relaxamento das medidas sanitárias e queda nos casos de Covid-19. “As pessoas estão animadas e isso prova que o ser humano precisa de contato e conexões que só o formato presencial é capaz de proporcionar. Por mais que a tecnologia tenha papel fundamental nesse setor, as pessoas querem voltar a ter a experiência do evento”, ressalta.

Raffaele Cecere - Grupo_R1

Cecere: após crise, retorno de eventos é motivo de comemoração

Cecere afirma ainda que a demanda reprimida no segmento, prevista ainda durante o período mais crítico da pandemia, veio com mais força do que se imaginava. “É um crescimento gradual que nos deixa extremamente satisfeitos. Por outro lado, o setor como um todo lida com problemas como a falta de mão de obra qualificada, visto que muitos profissionais precisaram se recolocar em outras áreas durante a crise sanitária”, explica.

Grupo R1: indicadores

Com a retomada dos eventos, o Grupo cresceu 20% em faturamento frente a 2019, segundo o executivo. “É importante destacar este avanço, porque é um excelente resultado, ainda mais agora que trabalhamos com uma equipe bem mais enxuta. Antes da pandemia, tínhamos 400 pessoas trabalhando no Grupo R1, que tem investido em novos profissionais. Atualmente, são 200 colaboradores trazendo resultados superiores a 2019. Ou seja, aprendemos a otimizar nossa logística e o trabalho como um todo para elevar os indicadores”, acrescenta.

“Nosso share atual de receita se divide em 10% de eventos híbridos e 90% no formato presencial. O setor voltou com tudo e a tendência é crescer cada vez mais”, analisa Cecere.

Tecnologia a favor dos eventos

Apesar da alta considerável na demanda por eventos presenciais, o CEO do Grupo R1 pontua que o formato virtual é uma tendência que ‘veio para ficar’ e que a tecnologia deverá ser utilizada de acordo com a necessidade de cada evento.

“Nos hotéis parceiros do Grupo, tanto na capital paulista quanto no interior, temos registrado alta procura por grandes eventos. Para os meses de abril e maio, as metas estão quase batidas e, dentro desse cenário grande demanda, será necessário usar a tecnologia com sabedoria, de acordo com o que cada evento pede”, completa.

Além disso, o executivo aponta que a inserção de tecnologias como o metaverso (realidade virtual e aumentada) deve ganhar força nos próximos anos. “Sem dúvida, o metaverso é uma tendência que virá para cumprir um papel extremamente importante, de aproximar as pessoas e facilitar conexões. Mas sempre vou defender a ideia de que nenhuma tecnologia será capaz de substituir o contato humano”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Grupo R1