Apesar da retomada do setor ter sido robusta em alguns aspectos, a pandemia ainda não foi superada por outros, como as viagens globais. Porém, há motivos para otimismo, tanto nacional, quanto internacionalmente. Dados da OMT (Organização Mundial do Turismo) estimam que o turismo internacional está em um bom caminho de recuperação, podendo chegar a quase 90% dos níveis pré-pandêmicos até o final deste ano. Cerca de 975 milhões de turistas viajaram internacionalmente entre janeiro e setembro de 2023, um aumento de 38% em relação aos mesmos meses do último ano, e as Américas alcançaram 88% dos números de 2019.

O continente americano se beneficiou da forte demanda dos Estados Unidos, especialmente para destinos caribenhos. A recuperação é liderada pelo Oriente Médio, Europa e África em termos relativos. O Oriente Médio continua liderando a recuperação em termos relativos, com chegadas 20% acima dos níveis pré-pandêmicos nos nove meses até setembro de 2023. A Europa, maior região de destino do mundo, recebeu 550 milhões de turistas internacionais durante o período, representando 56% do total global, e a África recuperou 92% dos visitantes pré-pandêmicos neste período de nove meses.

O texto destaca que, apesar da recuperação mais lenta na região da Ásia e do Pacífico, o turismo internacional está a caminho de atingir plenamente os níveis pré-pandêmicos em 2024, apesar dos desafios econômicos como alta inflação e produção global mais fraca, além de importantes tensões geopolíticas e conflitos.

O secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, reafirmou a importância do setor. “Os dados mais recentes da OMT mostram que o turismo internacional quase se recuperou completamente da crise sem precedentes da Covid-19, com muitos destinos atingindo ou até mesmo ultrapassando as chegadas e receitas pré-pandêmicas. Isso é crucial para destinos, empresas e comunidades onde o setor é uma linha de vida importante.”

Outros dados

Ainda de acordo com o relatório, no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, os destinos mundiais receberam 22% mais turistas estrangeiros. As chegadas de turistas internacionais atingiram 91% dos níveis pré-pandêmicos no terceiro trimestre, alcançando 92% em julho, o melhor mês até agora desde o início da pandemia.

No acumulado geral, o turismo recuperou 87% dos níveis pré-pandêmicos de janeiro a setembro de 2023, colocando o setor no caminho para recuperar quase 90% até o final do ano. As receitas do turismo internacional podem atingir US$ 1,4 trilhão em 2023, cerca de 93% dos US$ 1,5 trilhão arrecadados pelos destinos em 2019.

(*) Crédito da foto: rawpixel/Freepik