De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Turismo e Cultura de Olímpia (SP), a cidade recebeu, em julho, mais de 370 mil turistas. O número representa, em média, cerca de 12 mil visitantes por dia. Na hotelaria, o alto fluxo turístico contribui para elevar os indicadores do setor.

No Wyndham Olímpia, por exemplo, a ocupação média no mês foi de 60%, segundo Mario Pio, gerente geral do empreendimento. “Na nossa propriedade, possuímos um dos maiores inventários hoteleiros do destino, e isso colaborou bastante para que nossa ocupação se mantivesse alta”, disse em entrevista ao Hotelier News.

“É importante ressaltar, ainda, que julho é historicamente o melhor mês para o destino Olímpia, então consequentemente toda a hotelaria da cidade se aquece neste período”, complementa Michele Tavares, diretora de Vendas e Marketing do hotel.

Olímpia (SP) Mario_Pio

Pio: indicadores reforçam otimismo do setor

Pio destaca também que o empreendimento conseguiu superar em 10% o orçamento planejado para o mês. “Além disso, tivemos incremento de 5% na diária média em relação a 2019. Esse desempenho fez com que a nossa receita fechasse 11% acima do mesmo período do ano pré-pandemia”, explica, acrescentando que o hotel, que possui 289 colaboradores fixos, precisou contratar mais 120 profissionais para atender a alta da demanda.

“É uma oportunidade também para selecionarmos profissionais temporários, capacitá-los e em seguida efetivá-los”, complementa o executivo.

Reforçando o otimismo da hotelaria do destino, Heber Garrido, diretor de Marketing do Grupo Ferrasa, destaca que os empreendimentos bateram recordes de ocupação e faturamento em julho. “Estimávamos faturar R$ 15 milhões em receita de diárias, e acabamos chegando a R$ 20 milhões”, pontua.

“Isso com certeza demonstra o momento do turismo nacional, a procura das famílias por destinos mais próximos, e isso nos dá bastante ânimo”, completa. No período, os empreendimentos do Grupo Ferrasa tiveram ocupação média de 62%, sendo o melhor mês de julho da história da empresa.

Expectativas

A realização da Festa do Peão de Barretos, iniciada no dia 18 deste mês, reforça as expectativas positivas da hotelaria de Olímpia. O evento espera receber mais de 180 mil turistas e acontece até o dia 28. “Como somos o hotel oficial do evento, nossa expectativa não podia ser mais positiva. Nossa previsão é 100% de ocupação durante todos os dias de festa. E isso se deve ao ótimo trabalho realizado pela nossa equipe de Vendas e Marketing”, destaca Pio.

“Tivemos uma longa negociação e felizmente conseguimos essa chancela de hotel oficial da festa. Esse posicionamento é muito importante para nós e, além deste público que Barretos traz de todos os cantos do país, temos também alguns grupos de países como China, Costa Rica, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Isso só ilustra o quanto a festa movimenta nossa região e nosso negócio”, acrescenta Michele.

A executiva observa também que a demanda reprimida – devido aos efeitos da pandemia, que impossibilitou a realização de eventos – também tem contribuído para aquecer a hotelaria da região. De acordo com a Secretaria de Turismo e cultura, a ocupação hoteleira da cidade deve chegar a 70% durante o evento.

Nos empreendimentos do Grupo Ferrasa, o clima também é de muita expectativa positiva. Garrido estima que, durante o evento, o incremento deva ser de 20% na ocupação e 15% na diária média em relação a julho. “Como fazemos parte dos hotéis parceiros do evento, estamos recebendo grupos de patrocinadores e visitantes, que compram pacotes de viagens para Olímpia, com a opção de adquirir o transfer para os dias da Festa do Peão, o que nos anima bastante para os próximos meses, para os quais estamos desenvolvendo uma agenda própria com diversos eventos”, conclui.

“Além disso, nossos empreendimentos complementam a oferta hoteleira de Barretos, que é um pouco menor, e também por isso a demanda acaba vindo para Olímpia”, avalia o diretor.

Seguindo a mesma tendência, o Wyndham Olímpia tem desenvolvido estratégias para aumentar sua agenda de eventos e ações nos próximos meses, segundo Michele. “Em setembro, teremos o Circo Wyndham, voltado para recreação, e em outubro iremos promover a Semana da Criança. Para novembro, estamos preparando nossa Black Friday, que também é um momento bastante esperado pelos nossos clientes e parceiros”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Wyndham Hotels & Resorts