A ocupação hoteleira mundial segue sua trajetória de recuperação mundialmente. Dados da STR mostram que, na semana de 5 a 11 de novembro, o indicador aumentou 7% frente igual período de 2022, atingindo 68%, excluindo os Estados Unidos. Na comparação com os sete dias anteriores, houve avanço de 3,9%.

Embora o relatório semanal da STR não cite o Brasil, sabe-se que os níveis de ocupação no país estão ligeiramente mais altos do que no ano passado. No acumulado até outubro, segundo números do InFOHB, a ocupação no país está em 60,7%, 4,2% superior a igual período de 2022, mas ainda abaixo dos picos históricos do setor.

Ocupação - Gráfico

 

Voltando aos dados da hotelaria mundial, a diária média semanal aumentou 10% na comparação ano a ano, mantendo o crescimento do RevPar em dois dígitos em igual período (+17,6%). Entre os 10 países com maior oferta de quartos global, a receita por quarto disponível avançou um pouco mais (+24,2%), muito em função da alta um pouco mais elevada dos preços (+11,1%) e na ocupação (+7,4%) nessas praças.

Mais números

Ainda na lista desses 10 países, a maioria obteve ganhos iguais tanto na ocupação, quanto na diária média. Japão e Espanha foram exceções, pois a alta nos preços foi responsável pela maior parte do crescimento do RevPar.

Nas últimas seis semanas, a China contribuiu com uma média de cinco pontos percentuais para a alta global do RevPar, impulsionada pelo aumento na ocupação. De 5 a 11 de novembro, por exemplo, o indicador aumentou 15% frente a 2022, com um ganho de 23,3% na diária média, resultando na alta de 61,3% no RevPar.

Na contramão, o RevPar no México tem diminuído por mais de 20 semanas, principalmente devido à redução nos preços. Boa parte dessa queda pode ser explicada pelo movimento de baixa nos hotéis do Caribe mexicano, que vêm tendo recuos acentuados desde abril.

Destaques de ocupação fora dos Top 10 mercados (em número de UHs)

Américas

  • El Salvador: 84,5% (+12,2%) – a maior ocupação global no período

Ásia-Pacífico

  • Polinésia Francesa: 81,1% (+1,5%)

Europa

  • Sérvia: 80,6% (+7,5%)

Oriente Médio e África

  • Emirados Árabes Unidos: 83,4% (+1,5%)

(*) Crédito da capa: Freepik

(**) Crédito do infográfico: Divulgação/STR