Não é de hoje que a hotelaria e o short-term rental se cruzam. Além de muitos hotéis apostarem no segmento para ganhar competitividade, ambos os setores têm mais coisas em comum do que imaginam. De acordo com a OTA Insight, empreendimentos hoteleiros podem se beneficiar de estudos e tendências relacionadas aos aluguéis de curto prazo.

A empresa investigou seus dados para descobrir que os gerentes de receita de hotéis podem captar os primeiros sinais de demanda observando o que está acontecendo no mercado de aluguéis, segundo divulgado pelo Phocuswire.

A OTA Insight, que lançou sua solução Rate Insight+ combinando dados de hotéis e aluguéis de curto prazo no mês passado, revela que, embora as propriedades para short-term rental aumentem em termos de demanda mais cedo do que os empreendimentos hoteleiros na maioria dos destinos — a procura pela hotelaria logo se recupera.

Performance nos destinos

A equipe de dados da OTA Insight descobriu a tendência depois de analisar o tempo de retirada do hotel, um termo usado para descrever a propensão de reserva posterior para hotéis, em comparação com as de aluguel de curto prazo em 29 destinos.

O relatório conclui que, na maioria dos destinos estudados, as ocupações finais dos dois setores se correlacionaram. “Observamos vários destinos e pudemos ver a forte correlação e o atraso em muitos destinos diferentes”, afirma Corrie Bartelheimer, cientista de dados sênior da OTA Insight. “Não é uma coisa universal, mas se aplica a tantos destinos que estamos muito certos de que não é apenas um acaso.”

O estudo não aborda a influência do comportamento do consumidor na reserva de aluguéis versus hotéis, dizendo que os dados são mais sobre sinais iniciais para a hotelaria.

“Os gerentes de receita estão sempre procurando por sinais precoces de demanda”, destaca Niki Van den Broek, gerente de Produto da OTA Insight. “Se você tiver um indicador antecipado, poderá escolher seu preço para otimizar sua receita no final”.

Ela acrescenta que as informações foram calculadas, em média, em diferentes épocas do ano para garantir que sejam precisas fora dos períodos típicos de maior movimento.

A OTA Insight adquiriu a Transparent, especialista em inteligência de aluguel, há um ano, como parte de uma estratégia para ampliar sua oferta. A empresa anunciou um financiamento da Série B de US$ 80 milhões no final de 2021.

(*) Crédito da foto: Aislinn Spaman/Pixabay