Líderes - Selo_HSMAI

Na hotelaria, a virada de ano significa fazer planejamentos, pensar em novas dinâmicas e, sobretudo, rever processos importantes para garantir os melhores resultados. Em uma roundtable realizada recentemente nos EUA pela HSMAI, Bart Berkey, fundador e CEO da Most People Don’t e LCC trouxe dicas importantes para líderes hoteleiros, principalmente no que diz respeito às estratégias de vendas e marketing para validar seus planejamentos em 2024.

Embora pareça difícil prever o futuro, alguns pontos interessantes podem ser partilhados e debatidos. Levando em consideração a imprevisibilidade do setor, o que os líderes estão fazendo neste momento para se preparar? Por mais que fatores externos, como ambiente, clima, guerra global, agitação civil, instabilidades políticas e flutuação econômica possam afetar a hospitalidade, é necessário se concentrar no componente pessoas da indústria.

O grupo participante da reunião, formado por diretores de Vendas e Marketing, entendeu que os aprendizados giram em torno das pessoas e de como tratamos a nós mesmos e aos outros.

Principais insights

Resiliência, criatividade e inovação: com a pandemia, líderes precisaram aprender a permanecer firmes diante de incertezas e adversidades. Com isso, o setor se viu obrigado a pensar fora da caixa para resolver problemas e situações que nunca havia enfrentado.

Empatia, cuidado e humanidade: a hotelaria abraçou o valor do espírito humano e hoje reforça o foco nesse ponto, a fim de criar novas experiências.

Vulnerabilidade, trabalho em equipe e recursos: durante a crise, o segmento aprendeu que não era preciso se isolar. “Quando nos abrimos, havia outros que precisavam de nós tanto quanto nós deles. Isso incentivou o trabalho conjunto e uso de ferramentas diversas”, pontuaram os participantes do encontro.

O que vem a seguir?

Como preparação de Vendas e Marketing para 2024, foram elencados alguns pontos principais:

  • Ter claro que as decisões de Vendas e Marketing impactam e afetam todos nossos colegas.
  • Entender que os revenue managers, bem como operações, têm impacto considerável no sucesso e nos resultados financeiros do hotel.
  • Quando for questionado, diga que não está tentando dificultar a vida de ninguém. Deixe claro que está tentando criar receita para manter todos empregados, com um trabalho significativo e lucrativo.
  • Se concentrar mais no bem-estar mental e não ver isso como uma fraqueza.
  • Abraçar as diferenças.
  • Continue perguntando: “como posso ajudá-lo?” sob o foco de uma lente profissional e também pessoal.
  • Ser mais altruísta e doar seu tempo e atenção. Perceber que nossas ações ajudam a criar bem-estar ou contribuem para o mal-estar.
  • Olhar para cada colaborador e colega como uma pessoa integral e realmente conhecê-los.
  • Considerar mais do que o papel de cada um e o que fazem. A questão aqui é entender quem eles são.

Ao tirar lições do passado e aplicar os aprendizados no futuro, a indústria hoteleira, com seu foco nas pessoas, poderá trazer resultados ainda mais expressivos.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News