Esse ano, o setor hoteleiro tem falado muito sobre inteligência artificial, ChatGPT, um futuro sem cookies e informações sobre viajantes. As mídias sociais têm sido um pouco menos movimentadas em comparação a outros tempos. E, por isso, vale a pena questionar: o que funciona ou não no marketing digital para hotéis nesses canais?

Uma possível proibição do TikTok está nas manchetes dos EUA, apesar de ser a plataforma com crescimento mais rápido. O Facebook, atualmente, ainda tem a maior base de usuários e é a principal rede social para anunciantes. Dos 5 bilhões de usuários de mídias sociais no mundo. Desses, 3 bilhões possuem uma conta no Facebook, 2,5 bilhões no YouTube e 1 bilhão no TikTok. Neste cenário, o Facebook ainda é um canal eficaz? O que os profissionais de marketing estão usando?

Embora a rede social criada por Mark Zuckerberg continue eficaz para o marketing de hotéis, muitos canais mudaram seu foco para a publicidade direcionada. Aproveitando os dados de usuários da plataforma, os hotéis podem adaptar seus anúncios para atingir dados demográficos específicos, garantindo o máximo de impacto e alcance, aponta o Hotel News Resource.

Outros dados

O TikTok, apesar de sua popularidade, apresenta um desafio único para os profissionais de marketing de hotéis. Embora os empreendimentos estejam presentes na plataforma, os usuários normalmente não são aqueles que pagariam diárias mais altas. No entanto, a rede social serve cada vez mais como um mecanismo de pesquisa valioso para usuários que buscam informações localizadas e educacionais.

O a geração Z reservando hotéis e planejando atividades de viagem com base nas recomendações vistas no TikTok, ele se tornou uma plataforma de recomendação própria. Conteúdos curtos de vídeo, como o Reels no Instagram, ganharam força significativa. Os profissionais de marketing dos hotéis estão aproveitando essa tendência, visto que o desempenho desses conteúdos ajuda a alcançar os resultados desejados.

A questão que surge a partir desse cenário é a incorporação de conteúdo de vídeo de formato mais longo, considerando plataformas como Facebook e Instagram, que oferecem oportunidades para esse tipo de conteúdo. Compreender o público-alvo e seu tempo de atenção, principalmente por geração, é crucial para criar estratégias impactantes.

Criando conteúdo

Os profissionais de marketing de hotéis geralmente lutam para criar conteúdo orgânico que acompanhe as demandas das mídias sociais, principalmente vídeo. O conteúdo gerado pelo usuário apresenta preocupações de responsabilidade, levando à necessidade de criação de algo polido, mas oportuno. Colaborar com os criadores nos canais de mídia social e envolver várias partes interessadas, como agências, hotéis e influenciadores, torna-se essencial na criação de estratégias de qualidade.

Olhando para o futuro, o conceito de metaverso gerou opiniões contraditórias. Enquanto alguns acham que não é um começo, outros apontaram que as empresas de tecnologia continuam investindo e pressionando por experiências. Na hospitalidade, os passeios de realidade virtual com fones de ouvido ganharam força nas vendas em grupo, permitindo que os hotéis imergissem clientes em potencial em uma experiência virtual, mesmo à distância.

Um passo fundamental para os hotéis é continuar conversando com as equipes sobre o que está ou não em alta no marketing, compartilhando perspectivas e tendências que podem impactar positivamente nas estratégias.

(*) Crédito da foto: muneebfarman/Pixabay