Clara Davies e Roberto Bitelman lideram a coleção qeu quer alcançar toda a América Latina
(foto: Filip Calixto)

Coleção de hotéis independentes unidos pelo respeito e pela integração com aspectos culturais do lugar onde estão situados, a Sul Hotels quer ser referência em experiências autênticas no território latino-americano. Pelo menos esse é o discurso dos líderes do selo que já conta com 31 propriedades vinculadas. Como parte das ações nesse sentido, a companhia iniciou hoje (22) um roadshow para ampliar a vitrine dos meios de hospedagem afiliados junto ao público brasileiro.

A caravana representa 18 estabelecimentos e reúne executivos de diferentes países. Os trabalhos começam por São Paulo – onde permanecem até segunda-feira (26). Nos próximos dias a comitiva segue para Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre, com a expectativa de interagir com 250 agentes de viagens nacionais. 

A escolha das cidades sede da ação se deu em virtude do fluxo de viajantes que esses destinos mandam para os empreendimentos da cadeia. As capitais paulista e fluminense aparecem como o maior manancial de viajantes que ocupam os quartos tanto em unidades brasileiras como nas estrangeiras. 

Roberto Bitelman, fundador da marca, e Clara Davies, sócia na ideia, são os anfitriões da iniciativa que enaltece a todo momento a característica genuína e o serviço prestativo que servem de elo entre as propriedades. "O principal critério que liga esse empreendimentos é a experiência de conexão que cada um deles oferece com a região onde está", insiste Bitelman.

De acordo com o fundador, esse é o primeiro processo para passar no crivo da coleção. A partir daí são analisadas o tamanho do empreendimento – os meios de hospedagem precisam ser de pequeno porte, pensados para o lazer e sem ligação com redes -, a qualidade do serviço prestado, a identidade de decoração e as práticas de sustentabilidade exercidas. A cartilha que deve ser preenchida para integrar a marca não foi montada por pura intuição. Viajante contumaz, o líder da Sul Hotels montou a lista de características a partir de vivências que teve e continua tendo em passeios pelo continente.

"Queremos ser sinônimo de hotelaria autêntica na parte latina da América. A expansão de hotéis ligados acontece de maneira natural, assim como antes nosso pensamento era só na América do Sul. Mas o importante é manter a essência dessa ideia".   

A empresa foi fundada em 2011. Cinco anos depois, os gestores preparam uma expansão significativa, pensando em incluir locais na América Central e Caribe, destinos que têm despertado cada vez mais o interesse do viajante brasileiro. "São destinos que oferecem boas opções de voos, possibilidade de viagens de curta e média duração e muito natureza, cultura e história, visando os viajantes mais experientes", diz Bitelman. 

As propriedades brasileiras – até pela magnitude do País dentro do continente – são as mais presentes a lista de hotéis parceiros. São 14 empreendimentos do Brasil. Eles são: Vila Kalango e Rancho do Peixe, no Ceará; Casa das Arandis, Vila Barracuda, Fazenda São Francisco do Corumbau e Brisas do Espelho, na Bahia; Anavilhanas Jungle Lodge e Vila Amazônia, no Amazonas; Cristalino Lodge, no Mato Grosso; Refúgio Ecológico Caiman, no Mato Grosso do Sul; Korubo Expedições, no Tocantins; SPaventura Ecolodge, em São Paulo; Reserva Ibitipoca, em Minas Gerais; e Parador Casa da Montanha, no Rio Grando do Sul.

Serviço
sulhotels.com.br