A movimentação turística na capital paranaense ressoou nos resultados do NH Curitiba The Five, com destaque para o segmento corporativo. O setor de negócios e eventos consolidou sua força, com retomada de 15% superior ao ano de 2019, ainda na pré-pandemia.

“De janeiro até agosto, nós recebemos 31 mil hóspedes, o equivalente a um aumento de 9% em comparação com 2022. A ocupação média do hotel está em torno de 60%”, detalha Antonio de Albuquerque, diretor do hotel.

E as potencialidades de Curitiba refletem-se em outros números: segundo a CCR Aeroportos, o movimento de passageiros no Aeroporto Afonso Pena cresceu 19% no primeiro semestre deste ano, ultrapassando 2.5 milhões de pessoas. O fortalecimento do setor de turismo corporativo também é constatado pelo crescimento do número de convenções, feiras internacionais inéditas, novas opções de destinos e oportunidades de negócios.

Os dados positivos motivam os turistas convencionais e gestores de viagens corporativas a se programar com antecedência em relação a reservas para datas específicas. “Em 2022, nós sediamos 243 eventos corporativos e congressos, e o turismo de negócios foi responsável por aproximadamente 70% do fluxo de hóspedes. Neste ano, nós já realizamos 156 eventos e temos uma agenda de reservas 70% ocupada até dezembro”, complementa o diretor.

NH Curitiba The Five - antonio

Diretor destaca o setor de eventos

Turismo desportivo e de compras em alta

Uma pesquisa do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba revelou que a indústria hoteleira registrou um incremento de 4,62% no movimento de hospedagem.

A retomada do turismo no estado não é de hoje. Em 2022, o Paraná atingiu o maior aumento no número de embarques em seus aeroportos, ultrapassando Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. Foram 58%, saltando de 2,3 milhões de passageiros para 4 milhões na comparação com o ano anterior. Os dados constam no terceiro Boletim de Dados Turísticos de 2023, elaborado pela Secretaria do Turismo do Paraná.

“Temos um fluxo contínuo de hóspedes ligados ao turismo doméstico de compras e desportivo, que representam uma parcela de 25% da ocupação do hotel. Recebemos muitas pessoas e profissionais que vêm à Curitiba para torneios de hipismo, golfe, tênis e futebol, e temos sólidas parcerias com os clubes locais e federações esportivas”, detalha Albuquerque.

Geração de empregos

O hotel curitibano reforça o seu crescimento contínuo, com o quadro de colaboradores aumentando em 27%, principalmente nas equipes de governança, cozinha e restaurante. A previsão segue positiva, e o diretor projeta expandir o número de funcionários em mais 10% até o início de 2024, especialmente com as festas de fim de ano se aproximando.

“Estamos otimistas em relação a 2024. O setor hoteleiro é um termômetro da economia regional. Acreditamos que o ano que vem será desafiador, mas com um potencial de crescimento superior ao ano atual”, relata o diretor.

Investimentos em modernização e expansão

Em 2023, a rede NH Hotels inaugurou o primeiro hotel da bandeira no Nordeste – e o segundo no país – em Feira de Santana (BA). Para o segundo semestre de 2023 e início de 2024, a rede hoteleira planeja novidades e reformas. Dentre os destaques, estão as constantes novidades no Restaurante Trinitas e Five Lounge, além de investimento em tecnologias, com a troca do sistema operacional e melhorias no atendimento.

O NH Curitiba The Five ainda está estudando projetos e viabilizando economicamente a possibilidade de modernizar e trazer novas soluções de alto padrão para os 178 quartos do complexo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Minor Hotels