Impulsionado pela recuperação das viagens corporativas brasileiras aos níveis pré-pandêmicos, o NH Curitiba The Five encerrou 2022 com alta de 224% em receita na comparação anual. Para alcançar tais resultados, o empreendimento da rede hoteleira espanhola registrou incremento de 107% no volume de hóspedes em viagens de negócios e sediou 243 eventos corporativos e congressos.

“Nos primeiros seis meses, registramos um crescimento de 13%, em comparação com o período pré-pandemia. Em números reais, tivemos cerca de 10 mil hóspedes no primeiro trimestre do ano e um acréscimo de 15% no fluxo de pessoas no segundo trimestre”, relata Antonio de Albuquerque, diretor do NH Curitiba The Five. “Historicamente, o mercado de Curitiba começa a reagir no início de agosto, mas, neste ano, observamos um fluxo maior já a partir de junho e julho”, explica.

Ainda que a comparação com 2021 seja de pouca relevância, o empreendimento faturou 52% a mais que em 2019, com quase 50% de ocupação média. Para este ano, a expectativa de Albuquerque é que o hotel encerre o primeiro trimestre com taxa de ocupação de 52% e diária média de R$ 435.

Sendo um destino e um hotel predominantemente corporativos, o turismo de negócios foi responsável por aproximadamente 70% do fluxo de hóspedes do empreendimento em 2022. “O segmento garantiu 65% do faturamento total do hotel em 2022, e as reservas desse segmento no começo deste ano já são expressivas. Esperamos por volta de 35 mil hóspedes viajando a trabalho, e nossa agenda de reservas para eventos corporativos já está 25% ocupada”, revela o diretor.

NH Curitiba The Five

Rodoviário foi destaque, aponta o diretor

Outros dados e expectativas

Os resultados do hotel não corroboram apenas com o desenvolvimento do segmento corporativo, mas também com os tipos de viagens. Com a preferência de 61% dos brasileiros por viajar de ônibus, 41% de carro e apenas 10% de avião, segundo pesquisa da Quaest, é evidente que a maior parte das pessoas priorizam viagens mais econômicas e próximas. Isso vale também para o turismo de negócios, considerando o custo-benefício e a possibilidade de modelos de trabalhos flexíveis.

“Além de um incremento de 25% no turismo rodoviário, registramos um aumento no fluxo de automóveis em nosso estacionamento de 20%. Estimamos a circulação de aproximadamente 9 mil veículos apenas em 2022”, complementa Albuquerque.

Da mesma forma, o NH Curitiba The Five também vem contribuindo para a recuperação dos trabalhos perdidos durante o auge da pandemia. A expectativa é que o turismo nacional acumule mais de 225 mil empregos até o final de 2022. Fazendo sua parte, o hotel verificou um aumento de 27% no quadro de colaboradores e espera expandir em mais 20% o número de funcionários ainda no início deste ano.

Para 2023, o NH Curitiba The Five também guarda algumas novidades. Além da reformulação dos cardápios dos restaurantes para atender diferentes necessidades nutricionais e alimentícias, o hotel pretende reformar o coffee shop e toda sua oferta hoteleira. Com previsão de investimento de R$ 500 mil, o empreendimento pretende modernizar e implementar novas soluções de alto padrão nos 178 quartos do complexo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/NH Curitiba The Five