Setor resiliente a crises, a multipropriedade vem mantendo sua curva de crescimento no Brasil. Segundo um estudo realizado pela Caio Calfat Real Estate Consulting, entre os meses de abril de 2022 e abril de 2023, o segmento atingiu um VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 59,9 bilhões, considerando empreendimentos em operação, em construção e em fase de vendas.

O levantamento Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedade no Brasil aponta que o mercado nacional possui 180 empreendimentos nas três frentes citadas acima. No relatório anterior, o segmento contava com 156 produtos listados no país, o que reforça o potencial de crescimento do modelo.

Atualmente, a multipropriedade está presente em 81 cidades e 19 estados do país. Em entrevista ao Hotelier News, Caio Calfat, diretor e fundador da Caio Calfat Real Estate Consulting, salienta que o modelo deve ganhar novos contornos com o enfraquecimento da pandemia. “São números muito interessantes. Se imaginarmos que a multipropriedade cresceu o que cresceu durante a crise, podemos deduzir que o segmento expandirá ainda mais”.

cidades

Segmento consolidado no turismo brasileiro, a multipropriedade ainda contabiliza 104 empreendimentos de oferta corrente. Ou seja, produtos prontos com menos de cinco anos de operação e/ou projetos em qualquer status de vendas inferior a 95% de sua oferta.

Dos 104 produtos, 93 são projetos greenfield, 30 estão prontos, 50 estão em fase de construção e outros 13 em etapa de lançamento.

“Consideramos empreendimentos que estão com salas de vendas abertas em algum dos 81 destinos listados na pesquisa. Em nenhum momento da história do turismo do país observamos um modelo de negócios com uma capacidade de crescimento tão rápida, de forma tão espalhada e em um período tão improvável”, destaca Calfat.

O executivo ressalta que a lei da multipropriedade trouxe maturidade ao setor, dando maior respaldo para o desenvolvimento deste tipo de produto. Calfat ainda pontua que o segmento vem fincando sua bandeira em destinos ainda inexplorados. “Muitos destinos estão sendo descobertos, mas é preciso cautela para que a oferta não supere a demanda — o que não é o caso. Todos os produtos lançados estão vendendo, mesmo que em ritmo mais lento em alguns casos”.

Recorte regional

A região Sul lidera em empreendimento em oferta corrente, com 37 (6.525 UHs) produtos de multipropriedade, seguida pelo Sudeste, com 27 (6.188 UHs). Calfat pondera que os destinos precisam se preparar para receber os projetos, uma vez que o segmento aquece consideravelmente a demanda turística.

multipropriedade - tabela

“Olímpia, por exemplo, adotou a multipropriedade como sua maior alavanca de turismo. É um destino que começou seu trabalho do zero e se tornou um case de sucesso. A cidade tem uma preocupação muito grande com infraestrutura para que não falte nada aos seus visitantes”, afirma o executivo.

Em via de regra, Calfat acredita que a maioria dos destinos considerados na pesquisa estão aptos a receber produtos de multipropriedade. “Muitas cidades ainda contam com oferta baixa de empreendimentos, com exceção de destinos mais consolidados, como Foz do Iguaçu e Campos do Jordão, por exemplo”.

Valor médio

O valor médio da fração de produtos prontos é de R$ 70.743, caindo para R$ 64.746 em empreendimentos em fase de construção.

fração

Já o valor médio da semana é de R$ 35.000, variando para R$ 32.140 em empreendimentos prontos e R$ 38.882 em produtos em fase de lançamento.

semana

(*) Crédito da capa: Divulgação/VCA Construtora

(**) Crédito das imagens: Divulgação/Caio Calfat Real Estate Consulting