A representação das mulheres na liderança da indústria da hospitalidade continua aumentar. Elas têm conquistado espaço nos níveis de CEO e presidente, de acordo com novo relatório da Penn State’s School of Hospitality Management, encomendada pela AHLA (American Hotel Lodging Association).

A pesquisa, intitulada Women in Hospitality se concentra na avaliação do estado da representação feminina na indústria hoteleira, aponta o Hospitality Net. Os dados mostram que, em 2022, o setor de hospitalidade fez progresso constante e incremental em direção ao avanço das mulheres para cargos de liderança executiva, ao mesmo tempo em que destaca áreas de oportunidade para diversificar ainda mais a representação nos campos da indústria.

As principais descobertas mostram que as mulheres agora ocupam um em cada quatro cargos de chefia em empresas hoteleiras, principalmente em funções de recursos humanos e vendas/marketing. No nível de diretoria, elas ocupam um número igual de cargos que os homens. Além disso, as mulheres obtiveram ganhos em posições de liderança e investimento e desenvolvimento de hospitalidade desde 2019, passando de uma mulher para cada dez homens para uma mulher para 7,9 homens. No Brasil, um case de liderança feminina é o Cana Brava Resort (BA), empreendimento no qual profissionais femininas ocupam 49% das posições de liderança.

Outros dados

A pesquisa mostra que as mulheres ocuparam 24% dos lugares do pódio em conferências de investimento hoteleiro, contra 16% em 2017. No palco principal, 37% das principais vagas de palestras em 2022 foram para mulheres, acima dos 22% apenas um ano antes, em 2021.

“Queremos ver a equidade para as mulheres no nível de liderança e em toda a indústria hoteleira, e esse progresso é encorajador. A representação é apenas o primeiro passo. Vemos esforços crescentes de nossos membros para priorizar liderança interseccional, inclusão e pertencimento para mulheres na indústria”, diz Anna Blue, presidente da AHLA.

(*) Crédito da capa: StockSnap/Pixabay