O MTur (Ministério do Turismo) tem fortalecido os laços com o Congresso Nacional, resultando em uma série de ações que visam contribuir para o desenvolvimento da atividade turística no país. Devido a essa aproximação, a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados indicou emendas à Lei Orçamentária Anual de 2024, totalizando mais de R$ 2 bilhões.

Agora, as propostas seguem para apreciação na CMO (Comissão Mista de Orçamento). Como o prazo para as indicações de emendas se encerra em 23 de novembro, a expectativa é de que mais parlamentares e bancadas apresentem projetos para fortalecer iniciativas turísticas em seus estados e municípios.

Celso Sabino, ministro do Turismo, diz que o compromisso conjunto entre MTur e Congresso em fortalecer o setor reflete o potencial de transformação positiva que essa indústria pode trazer para a economia do país. “Esta parceria bem-sucedida abre caminho para que a atividade turística retorne ao cenário nacional como uma grande impulsionadora de receita e do emprego no Brasil”, afirma.

A parceria

Além das emendas, o fortalecimento do diálogo do MTur com os parlamentares tem atraído os congressistas a apoiarem o setor nacionalmente. Com o trabalho realizado na gestão de Sabino, que assumiu a pasta em julho, foram liberados R$ 139 milhões referentes a 352 convênios e contratos de repasses. Essa injeção de recursos é fundamental para alavancar a estrutura turística em diferentes regiões do país.

Para estreitar ainda mais a relação com o congresso, o MTur lançou uma nova versão da Cartilha Parlamentar, que orienta as emendas de 2024 e é um importante instrumento de gestão pública, reunindo orientações para incentivar a construção coletiva de projetos para impulsionar a atividade turística em todo o território nacional.

(*) Crédito da foto: Gleidson Santos/MTur