A escassez de mão de obra seguirá como um dos gargalos para 2024. Para tentar suprir a falta de pessoas qualificadas, o MTur (Ministério do Turismo) abre inscrições para cursos profissionalizantes em diferentes áreas do turismo e hotelaria. No total, serão mais de 6 mil vagas disponíveis.

As oportunidades são para qualificações em “Agente de Recepção e Reserva em Meios de Hospedagem”, “Copeiro”, “Garçom e Mensageiro”. As inscrições vão até 25 de fevereiro de 2024. As inscrições estão abertas no link.

Os profissionais do turismo e pessoas que desejam ingressar no setor, também poderão fazer cursos de espanhol básico e intermediário. A previsão é que o início das aulas aconteça em 18 de março de 2024.

A iniciativa das profissionalizações faz parte de uma parceria entre o MTur e o IFSul (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense). Os cursos serão ofertados nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul.

Os interessados terão vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, no âmbito da Bolsa-Formação Trabalhador do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), na modalidade a distância.

O incentivo à qualificação é uma prioridade do MTur para elevar o número de profissionais aptos às vagas que o setor oferece, em especial com foco na preparação do Brasil para sediar a COP-30, que será realizada em 2025 em Belém (PA).

Outras oportunidades

O MTur também abriu inscrições para vagas remanescentes em três cursos na área gastronômica. São eles: Cozinha Brasileira, Cozinha Internacional e Cozinha Japonesa.

Para a primeira turma serão oferecidas 123 vagas. A parceria é com o SENAC-PR e as inscrições vão até o dia 13 de fevereiro. Saiba mais no link.

(*) Crédito da foto: Arquivo MTur