De acordo com o relatório Tendências de Turismo, realizado pelo IPRI (Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem), da FSB Holding, um terço da população brasileira vai viajar a lazer até março. Ainda de acordo com o documento, divulgado ontem (22) pelo MTur (Ministério do Turismo), os destinos preferidos são São Paulo (19%), Rio de Janeiro (12%), Bahia (12%), Santa Catarina (9%) e Ceará (7%).

O turismo interno aparece, em diversos relatórios, como impulsionador do setor nas Américas. Os destinos de praia lideram a preferência de 51% dos viajantes que vão arrumar as malas, seguido de rural/campo (9%) e natureza/ecoturismo (9%). De acordo com a pesquisa, 69% dos brasileiros fazem uma viagem a lazer por ano.

“A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca e, sem dúvida nenhuma, esse verão agora que já começou vai ser o melhor da história do Brasil”, ressaltou Celso Sabino, ministro do Turismo.

Os dados do MTur indicam que 66% dos viajantes ficarão, em média, 10 dias no destino escolhido, com um ticket médio de R$ 1.877. Quando o item avaliado é o tipo de hospedagem mais procurado, a opção da casa de amigos e parentes foi citada por quase metade dos entrevistados (47%), seguido por hotel (29%) e pousada (16%).

Metodologia

Ao todo, entre 7 e 11 de dezembro de 2023, foram realizadas pouco mais de 2 mil entrevistas domiciliares, com cidadãos a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação.

A margem de erro no total da amostra é de 2% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A amostra da pesquisa levou em consideração a distribuição proporcional da população brasileira de acordo com sexo, idade, região, escolaridade e renda.

(*) Crédito da foto: Rodrigo Soldon/Flickr