trump-hotel-lsh-lifestyleTrump retirou sua marca hoteleira da unidade em 2016

O MPF (Ministério Público Federal) denunciou 17 pessoas pelo caso do antigo Trump Hotel (atual LSH Lifestyle), no Rio de Janeiro. Entre os denunciados estão ex-dirigentes do BRB (Banco de Brasília), além de empresários. Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho, filho do ex-presidente João Baptista Figueiredo, e Diogo Cuoco, filho do ator Francisco Cuoco, estão na lista. Eles são acusados de corrupção ativa, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

De acordo com a acusação, recursos de fundos de pensão de estatais e de regimes próprios de previdência foram direcionados para a construção do Trump Hotel e do edifício Praça Capital (DF). O hotel é um empreendimento que foi tocado pelo neto do ex-presidente. Já o edifício é um projeto da Odebrecht Realizações.

Segundo a denúncia, publicada com exclusividade pela Folha de São Paulo, Cuoco ajudou a lavar recursos ao emitir notas frias por meio de sua empresa, a Globomix. Os comprovantes eram usados para justificar a geração de dinheiro em espécie para os subornos. As notas eram de fornecimento de concreto ao Trump Hotel. Especialmente a Figueiredo Filho, os crimes de gestão fraudulenta e desvio de recursos de instituição financeira também são imputados.

Ainda segundo o MPF, os prejuízos causados pelo suposto esquema foram de R$ 348 milhões ao BRB. Participantes de fundos de pensão e regimes de previdência também foram prejudicados.

Trump Hotel: mais informações

A investigação foi feita com base em delações premiadas de empresário ligado ao Trump Hotel e de executivos da Odebrecht. No dia 29 de janeiro, a PF (Polícia Federal) realizou operação para investigar o esquema. Até então, acreditava-se que R$ 16,5 milhões tenham sido movimentados ilegalmente desde 2012.

A Procuradoria pede confisco de valores e indenização correspondente ao triplo das quantias desviadas por cada um dos acusados. Além disso, pede a condenação dos envolvidos. Para informações mais detalhadas acesse a notícia completa aqui.

(*) Crédito da foto: