Uma pesquisa realizada pelo Ipeturis (Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo) a pedido do Sindetur-SP (Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo), indica que para quase metade das agências de turismo e operadoras turísticas do Brasil (41,2%), a movimentação de viajantes deve ser em média 28,1% menor neste verão, em comparação com o desempenho da temporada passada. 

De acordo com Eduardo Nascimento, presidente do Sindetur-SP, a alta do câmbio, o quadro econômico recessivo e a incerteza na política são os principais motivos para o pessimismo. 


 
(imagens: divulgação/G1 Marketing e Comunicação)

"No entanto, 34,6% das empresas consultadas esperam aumento nas vendas, entre 10% e 30% em relação ao mesmo período do ano passado, justificado pelo adiamento de viagens em razão da Copa do Mundo, fim das eleições e preferência dos viajantes por esta época do ano", explica Nascimento.


 

Conforme o estudo, os destinos nacionais deverão ser escolhidos por 53,9% dos viajantes, enquanto as rotas internacionais serão preferência para 46,1% dos turistas. 

Ainda na comparação com a temporada de verão anterior, houve um aumento de 9,3% para os destinos nacionais em relação aos internacionais, motivado pela instabilidade cambial e alta do dólar.

Para o estudo foram entrevistadas 364 empresas de 74 cidades, nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal.

Serviço
www.sindetursp.com.br