Os processos seletivos de contratação do setor hoteleiro seguem um padrão de profissionais: jovens, sem filhos e com uma força de trabalho atrativa para cumprir as exaustivas jornadas de trabalho do mercado. Ainda que de forma velada, o etarismo permeia o segmento, que prioriza as novas gerações na hora de absorver novos talentos. Para reverter esse cenário, a MHB Hotelaria desenvolveu um programa de incentivo para promover a mão de obra de colaboradores acima de 55 anos.

Batizado de BeReady, o projeto nasceu como consequência da falta de profissionais qualificados no mercado hoteleiro. O problema escancarado pela pandemia expôs a dificuldade de recolocação de colaboradores seniores, que pode ser a solução para esvaziamento de pessoas aptas a trabalhar nos meios de hospedagem.

“Diferentemente das empresas que apenas criticam, a MHB Hotelaria optou por buscar esses profissionais mais experientes ao invés de apenas lamentar. Perdemos mão de obra durante a pandemia e, com o aquecimento do turismo, era impossível formar pessoas dentro de prazos curtos”, explica Pablo Ramos, CEO do grupo mineiro.

O programa, que disponibiliza vagas para profissionais seniores, é a união para a solução de ambos os problemas. O BeReady, que está ativo desde janeiro, visa facilitar a entrada dos funcionários no setor hoteleiro.

“Abrimos oportunidades para os profissionais trabalharem a partir de 30 horas semanais, tendo em vista a adaptação do dia a dia dos hotéis, com cinco horas trabalhadas durante cinco dias da semana. Após o período de experiência de 90 dias, os colaboradores passam a atuar full time”, complementa Ramos.

Atualmente, mais de 15 profissionais fazem parte do BeReady em diferentes posições e departamentos. “São pessoas que estão próximas da aposentadoria e vão agarrar as oportunidades com unhas e dentes. Como presidente da ABIH-MG, quero transformar a iniciativa em um projeto público, como forma de engajar profissionais e reduzir as taxas de turnover”, diz o CEO.

Fernando Costa

Costa assumiu a gerência aos 62 anos

Exemplo para o mercado

Aos 62 anos, Fernando Costa está de volta ao Green Hotel Cabo Frio, primeiro empreendimento da MHB Hotelaria fora de Minas Gerais. No cargo de gerente geral, o profissional assumiu a cadeira em outubro. Anteriormente, o executivo já havia trabalhado na propriedade, que antes pertencia a Travel Inn.

“Quando saí, a MHB assumiu. Até que o Pablo e eu começamos a conversar sobre um possível retorno. Tenho mais de 34 anos de experiência no mercado, com atuações nas áreas operacional e comercial”, conta Costa.

Com passagens por empresas como Othon Hotéis no currículo, o gerente geral acredita que sua geração é permeada por talentos que não podem ser desperdiçados. “Tenho muitos amigos atuando em hotéis e desenvolvendo um excelente trabalho. Muitas pessoas estão chegando, mas não têm experiência — diferencial que não pode ser deixado de lado”.

Costa salienta a importância da conexão entre gerações para uma operação mais dinâmica no dia a dia hoteleiro. “Vejo essa junção com bons olhos. Os profissionais que estão chegando se prepararam, mas a vivência dentro dos hotéis vem com o tempo. Os jovens trazem boas ideias, fomentam o uso da tecnologia, entre outros pontos que são tão relevantes quanto a experiência. Não podemos descartar nenhuma das duas pontas”.

(*) Crédito da capa: reprodução/RH Portal

(**) Crédito das fotos: Divulgação/MHB Hotelaria