Na Marriott International, a recuperação de demanda é uma realidade, segundo Anthony Capuano, CEO da Companhia. O executivo aponta que esse movimento tem sido registrado em todos os segmentos, principalmente nos grupos, que têm mostrado força durante o terceiro trimestre do ano passado, revela o CoStar.

Capuano destaca que a demanda de lazer não mostrou muitos sinais de crescimento. Por outro lado, estendendo a análise para o recorte geográfico, houve alta geral em todas as regiões em que a Marriott está presente. “E assim, a recuperação continua avançando”, ressalta o CEO, que acrescenta que à medida que a procura de grupos continua a evoluir, os hotéis da rede acompanham novos comportamentos dos hóspedes.

Os empreendimentos não estão mudando fisicamente, mas os hoteleiros estão sendo mais cuidadosos na forma como reservam grupos e preenchem o calendário. Assim, espera-se por exemplo, que o novo hotel Gaylord, que será inaugurado em 2025 em Vista, Califórnia, seja muito popular entre os grupos, mas também um forte destino de lazer, o que exige uma estratégia equilibrada por parte da rede.

Atraindo a demanda

O CEO da Marriott diz que os resorts da rede costumam ser destinos atraentes para reuniões de grupo e conferências. “Como o objetivo é preservar a capacidade de gerar altas taxas de negócios transitórios também na alta temporada, é preciso encontrar o equilíbrio certo e, realmente, a oportunidade para nossas equipes é preencher essas temporadas com o grupo”, endossa.

Conforme a Marriott procura dar continuidade ao seu crescimento, o desenvolvimento enfrenta desafios no que diz respeito a novas construções. Como resultado, a empresa tem observado interesse crescente em oportunidades de conversão, segundo Capuano. Assim, as conversões representaram 25% das aberturas de quartos da rede em 2023. Além disso, foram assinadas 184 propriedades nesse modelo, com 65 mil quartos, incluindo a parceria com a MGM Resorts International.

“Talvez a dívida esteja começando a diminuir um pouco, e acredito que seja por isso que nos vemos com um foco tão forte nas conversões”, finaliza Capuano.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International