Fazer de sua cadeia uma empresa ainda mais inclusiva é parte da missão da Marriott International. A rede norte-americana, que vem acumulando bons resultados em 2023, reforça seu pioneirismo ao incorporar práticas neuroinclusivas em seus eventos para 250 pessoas ou mais em todo o mundo.

Resultado da união de forças com o The Neu Project, iniciativa do Xi (Experience Institute) do Google, as práticas visam incluir em reuniões e eventos a participação de neurodivergentes. A iniciativa está sendo inicialmente apresentada na Conferência de Clientes de Parceria Corporativa da Marriott — que acontece entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no JW Marriott Desert Springs Resort & Spa, em Palm Springs, na Califórnia.

Cerca de 20% da população mundial apresenta diferenças neurológicas, como TDAH, transtorno obsessivo-compulsivo, autismo, dislexia, epilepsia e síndrome de Tourette. No ano passado, o Xi lançou o The Neu Project para desmistificar e educar sobre os assuntos.

“Baseada em nossos compromissos com inovação e inclusão, a Marriott se dedica a tornar reuniões e eventos mais acessíveis para todos”, diz Drew Pinto, vice-presidente executivo e diretor de Receita e Tecnologia da Marriott. “O The Neu Project é uma força motriz neste espaço e esperamos trabalhar em conjunto com eles, juntamente com a comunidade neurodivergente, para aprofundar a nossa compreensão das necessidades dessas pessoas, a fim de verdadeiramente acolher a todos.”

Práticas inclusivas

As seguintes práticas neuroinclusivas serão incorporadas em reuniões de clientes e eventos organizados pela Marriott para 250 pessoas ou mais:

  • Sala silenciosa: uma sala dedicada estará disponível durante eventos de clientes Marriott para recuperação de sobrecarga sensorial, restauração e regulação. Projetada para promover o bem-estar físico, emocional e mental dos participantes, o espaço servirá como um retiro onde os convidados poderão fazer uma pausa no evento para controlar o cansaço, a sobrecarga e/ou as necessidades sensoriais.
  • Ferramentas e recursos: no momento da inscrição, os participantes do evento terão a oportunidade de solicitar diversas ferramentas para melhor atender às suas necessidades, incluindo brinquedos sensoriais e de agitação, tampões para os ouvidos com cancelamento de ruído, máscaras de dormir, óculos de sol, agendas impressas e mapas do local, além de detalhes sobre música alta, luzes piscando ou momentos surpresa durante o evento.
  • Legendas ocultas para apresentações no palco principal: legendas em tempo real estarão disponíveis na tela durante eventos no palco principal e apresentações em conferências.

Nos últimos dois anos, a Marriott colaborou com o The Neu Project para aprender diretamente com a comunidade neurodivergente. A empresa já começou a implementar práticas neuroinclusivas em eventos recentes para seus clientes, incluindo uma sala silenciosa.

No mês passado, a Marriott e o The Neu Project também implementaram uma sala silenciosa para os participantes do IMEX America, um evento anual do setor em Las Vegas, Nevada, onde membros da comunidade global de eventos de negócios se reúnem.

Olhando para 2024, a rede continuará seus esforços de neuroinclusão conduzindo sessões de escuta ativa com a comunidade por meio de conversas com o The Neu Project e pessoas que são neurodivergentes, o que ajudará a moldar o conteúdo futuro.

“O The Neu Project nasceu do desejo de repensar as experiências de eventos pós-pandemia e, desde então, tornou-se uma grande iniciativa que está impulsionando mudanças em eventos de todos os setores”, comenta Megan Henshall, Estratégia Global de Eventos do Google. “A Marriott entende que criar ambientes onde diferentes perspectivas e experiências possam se unir estimula a criatividade, e testemunhamos sua paixão por aumentar a inclusão em reuniões e eventos. Estamos entusiasmados em continuar trabalhando com eles enquanto nos esforçamos para criar experiências mais inclusivas com e para a comunidade neurodivergente”.

A implementação de práticas neuroinclusivas da Marriott para reuniões em hotéis selecionados baseia-se em seus valores fundamentais de promoção da diversidade, equidade e inclusão. Por meio de parceiros terceirizados como Disability:IN, principal recurso sem fins lucrativos para inclusão empresarial de pessoas com deficiência em todo o mundo, a rede oferece uma variedade de recursos para melhorar a acessibilidade em reuniões, eventos e conferências.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International