No último dia 15, a Marriott International deu adeus ao CEO, Arne Sorenson, vítima de um câncer pancreático. Como os negócios têm que continuar, o Conselho de Diretores da empresa anunciou os novos nomes que comandarão a rede. Tony Capuano agora é oficialmente o sucessor de Sorenson e Stephanie Linnartz assume o posto de presidente.

A escolha não foi nenhuma surpresa, visto que quando Sorenson anunciou seu afastamento temporário, a Marriott escolheu os dois executivos para tocar o dia a dia da empresa. Capuano já atuou como foi presidente de Desenvolvimento, Design e Operações da rede, enquanto Stephanie liderava o setor de Operações de Consumo, Tecnologia e Negócios Emergentes.

Os executivos terão grandes desafios pela frente, pois segundo o balanço divulgado pela rede, a receita em 2020 caiu 50% frente a 2019, mesmo com os cortes de custos que chegaram na ordem dos US$ 8,6 bilhões.

“Tony desempenhou um papel crítico no crescimento da Marriott na última década”, disse JW “Bill” Marriott Jr, presidente executivo e presidente do Conselho da empresa. “Ele será um excelente líder à medida que continuamos avançando em nossa estratégia de crescimento e, ao mesmo tempo, navegando na dinâmica do mercado da pandemia Covid-19. Ele trabalha de forma cuidadosa e pragmática com nosso proprietário e comunidade de franqueados e tem sido firme em garantir que a Marriott ofereça excelência operacional e experiências elevadas ao cliente em nossas propriedades”, adiciona.

“Estou honrado por ser nomeado para assumir o comando do Marriott, mas é um momento agridoce”, disse Capuano. “Arne era um mentor, um campeão e um amigo de cada membro de sua equipe de liderança unida. É por causa dos esforços de Arne que estamos preparados para seguir em frente com essa transição. Juntos, avançaremos a estratégia que temos em vigor, que é focada a laser na recuperação, expansão, proporcionando oportunidades para nossos associados, mantendo relacionamentos construtivos com nossos proprietários e franqueados, proporcionando experiências seguras e inovadoras para nossos hóspedes e clientes, e construindo valor para os nossos acionistas”.

Aos 55 anos, Capuano foi responsável por liderar o desenvolvimento global e os esforços de design e supervisionar a disciplina de Operações Globais da empresa. Durante seu mandato, a empresa aumentou sua presença de pouco mais de 3.200 propriedades no início de 2009 para mais de 7.600 propriedades no final de 2020. Além disso, o executivo supervisionou o crescimento e globalização do pipeline de desenvolvimento da Marriott para 498.000 quartos em 31 de dezembro de 2020.

O CEO iniciou sua carreira na Marriott em 1995 como parte da equipe de Planejamento e Viabilidade de Mercado. Entre 1997 e 2005, liderou os esforços de desenvolvimento de serviço completo da rede no oeste dos Estados Unidos e Canadá. De 2005 a 2008, atuou como vice-presidente sênior de desenvolvimento de serviço completo para a América do Norte. Em 2008, suas responsabilidades se expandiram para incluir todos os EUA, Canadá, Caribe e América Latina, e se tornou vice-presidente executivo e diretor de desenvolvimento global em 2009.

Marriott - stephanie linnartz

                                        A nova presidente é prata da casa, atuando na rede desde 1997

Marriott: a presidente

Como presidente, a Stephanie será responsável por desenvolver e executar todos os aspectos da estratégia global do consumidor da empresa, incluindo marca, marketing, vendas, gerenciamento de receita, envolvimento do cliente, digital, tecnologia da informação, negócios emergentes e estratégias de fidelidade.

Além disso, a profissional supervisionará a organização de desenvolvimento global, que é responsável pelo crescimento estratégico das 30 marcas de hospedagem da empresa, bem como pelo design global e funções de serviços operacionais. A executiva também liderará o progresso da empresa em questões que incluem a interseção de tecnologia e hospitalidade, o crescimento contínuo da plataforma de fidelidade Marriott Bonvoy, a excelência do portfólio de bandeiras e sustentabilidade ambiental.

“Stephanie tem um histórico de liderança e uma visão clara de como nosso negócio principal de hospedagem, iniciativas de plataforma de viagens e estratégias de fidelidade podem trabalhar juntas para acelerar o crescimento”, afirma o Sr. Marriott. “Sua profunda experiência em nosso negócio permitirá que ela trabalhe perfeitamente com nossos proprietários e franqueados, inovando para nossos hóspedes e clientes e defendendo novas oportunidades para nossos associados. Tony e Stephanie são exatamente o CEO e o presidente de que precisamos à medida que continuamos avançando em direção à recuperação e ao crescimento nos próximos anos. ”

“Cada membro da equipe de liderança sente uma profunda sensação de perda com a morte de Arne. Ele não era apenas um amigo e um líder para nós, ele era um guia para a indústria da hospitalidade ”, comenta a presidente. “A melhor maneira de honrar a memória de Arne é continuar a fazer a empresa avançar. É meu privilégio assumir a função de presidente e trabalhar com Tony e o resto da equipe executiva para garantir uma transição perfeita e executar com sucesso nossa estratégia”.

Com 52 anos, Stephanie era responsável pelo marketing, vendas, gestão de receita, engajamento do cliente, digital, tecnologia da informação, negócios emergentes e estratégias de fidelidade. Ela desempenhou um papel fundamental durante a aquisição da Starwood Hotels & Resorts, supervisionando a integração de sistemas críticos para os negócios, incluindo reservas, gerenciamento de propriedades, gerenciamento de receitas e fidelidade. Em 2019, sob sua liderança, a empresa combinou os programas de fidelidade Marriott e Starwood para criar o Marriott Bonvoy, que atualmente tem mais de 147 milhões de membros globais.

A presidente iniciou sua trajetória na empresa em 1997, atuou como diretora Comercial Global de 2013 a 2019; diretora Global, Gestão de Vendas e Receitas de 2009 a 2013; vice-presidente sênior de Vendas Globais de 2008 a 2009; vice-presidente sênior de Planejamento e Suporte de Vendas e Marketing de 2005 a 2008; e, antes disso, ocupou várias funções no departamento de Finanças e Desenvolvimento de Negócios.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Marriott International