A Marriott International comunicou, na segunda-feira (15), o falecimento do seu CEO, Arne Sorenson. A notícia pegou a indústria de hospitalidade de surpresa, embora o executivo viesse lutando contra um câncer pancreático desde 2019 e tenha anunciado, no início do mês, uma diminuição da carga de trabalho para se dedicar ao tratamento. Ele tinha 62 anos e deixa esposa e quatro filhos.

Apenas o terceiro CEO na história da companhia e o primeiro sem o sobrenome que dá vida à marca, Sorenson deixa um legado significativo na rede norte-americana. Atento às tendências do setor, e prontamente aplicando-as na organização, o executivo liderou a maior transação da história da indústria de hospitalidade. Em 2016, por US$ 13 bilhões, a Marriott fez a aquisição da Starwood, tornando-se a maior cadeia hoteleira global, com 5,5 mil hotéis e 1,1 milhões de quartos à época – hoje são 7,5 mil propriedades.

Em 2017, Sorensen deu entrevista exclusiva para o Hotelier News durante a inauguração do Marriott Marquis Chicago (veja In Loco). Na ocasião, citou algo que marcaria a indústria hoteleira nos próximos anos. “A hotelaria precisa focar nas experiências para seus hóspedes.”

Arne Sorenson: carreira

Na empresa desde 1996, o executivo rapidamente progrediu na Marriott. Por cinco anos, foi vice-presidente executivo e CFO e, em 2011, foi eleito para o Conselho de Administração. Dono de um blog no LinkedIn, rotineiramente escrevia sobre liderança. Em seu último post antes do anúncio de que se ausentaria temporariamente para cuidar da saúde, deixou uma mensagem encorajadora. “Permaneçam focados e firmes e vamos criar grandes coisas juntos.”

Em comunicado, a rede norte-americana prestou reverências a Sorensen, dizendo que o executivo “colocou a companhia em uma firme trajetória de crescimento”. “Arne foi um executivo sensacional e, mais do que isso, um ser humano excepcional”, disse J.W. Marriott Jr, chairman do Conselho de Administração da empresa. “Em nome dos membros do conselho e dos milhares de colaboradores da empresa ao redor do mundo, prestamos condolências aos familiares. Nós compartilhamos sua tristeza e sentiremos muito também sua falta”, completou.

Quando Sorensen anunciou seu afastamento temporário, a Marriott escolheu dois executivos experientes para tocar o dia a dia da empresa: Stephanie Linnartz, presidente das áreas de Operação e Tecnologia, e Tony Capuano, presidente global de Desenvolvimento e Design. Ambos seguirão comandando a rede norte-americana até que o conselho de administração defina um novo CEO para a companhia, o que deve ocorrer nas próximas semanas.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News