Novo empreendimento de Maricá (RJ), o Complexo Maraey acaba de dar um passo importante. Durante a Fitur (Feira Internacional de Turismo), em Madri, foi assinado um acordo de intenção com o CAF do Banco de Desenvolvimento da América Latina, BID Invest do Grupo Interamericano de Desenvolvimento, e International Finance Corporation do Grupo Banco Mundial, a fim de analisar o financiamento da primeira fase do projeto.

O investimento estimado é de R$ 3,5 bilhões, destinados aos três hotéis (1,1 mil quartos), 244 branded residences afiliadas à Marriott International, à Maraey Hospitality Business School e ao Centro de Referência Ambiental, além de outras ações ambientais, sociais e de governança. “Este acordo é mais um exemplo dos efeitos transformadores do Maraey para o turismo no Brasil. Estamos sendo pioneiros neste modelo, que promete abrir caminho para o crescimento do setor turístico no país”, diz Emilio Izquierdo, CEO do complexo, anunciado no começo do ano passado.

“Embora seja reconhecido mundialmente por suas qualidades, o turismo brasileiro ainda tem gargalos que precisam ser debatidos em conjunto pelos poderes públicos e privados, como a promoção do país, a segurança, a conectividade aérea, a oferta de mais e melhores produtos hoteleiros e a formação de profissionais, além de estruturações financeiras mais qualificadas para viabilizar novos desenvolvimentos”, completa o executivo.

Expectativas

Por meio da criação de um destino turístico sustentável, o Maraey visa impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico fluminense e nacional com quase 500 mil turistas por ano. Para isso, o projeto promete apresentar uma proposta de impacto e visibilidade globais, dentro de um entorno a apenas 45 quilômetros (km) da capital.

O acordo traz um modelo com três dos principais bancos multilaterais de desenvolvimento do mundo trabalhando juntos na avaliação da estruturação financeira de um projeto hoteleiro sustentável e educacional no Brasil. Os diálogos bilaterais até a assinatura do acordo duraram mais de um ano, com as partes avaliando os reais impactos econômicos, ambientais e sociais do empreendimento.

“Na visão do CAF de apoiar o desenvolvimento do turismo sustentável na região, em projetos que atendam a elevados padrões sociais e ambientais, identificamos MARAEY neste processo de fortalecimento do Brasil, especialmente no estado do Rio de Janeiro e Maricá, diante do cenário turístico mundial. Reconhecendo que este esforço ainda enfrenta um processo a superar, o CAF aspira ser parte integrante desta jornada e colaborar em cada fase do processo”, afirma Oscar Rueda, diretor de Turismo do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.

Hoje, o Maraey é apontado como projeto de utilidade pública e interesse estratégico pelo governo do estado do Rio de Janeiro. A perspectiva de geração de milhares de empregos diretos cria grande demanda por pessoal qualificado nas áreas de turismo e serviços. Nesse sentido, atua a Maraey Hospitality Business School, com capacidade para 700 estudantes de nível superior.

(*) Crédito da foto: Divulgação/IDB Brasil