Mais uma vez, Manoel Linhares é reconduzido por unanimidade à presidência da ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis). Indo para o seu quarto mandato, o executivo foi eleito durante a segunda assembleia da entidade em 2023, que reuniu representantes de 24 ABIHs estaduais na 30ª edição da Fit Pantanal, em Cuiabá.

“Desde que assumimos a presidência da ABIH Nacional, nosso foco sempre foi trabalhar para que possamos ter leis que acompanhem as mudanças de um mercado muito dinâmico e maiores incentivos para o desenvolvimento e a expansão dos setores de hotelaria e turismo brasileiro. A atuação da entidade nos últimos anos reflete isso”, explicou o presidente reeleito.

Linhares comandará a ABIH Nacional no biênio de 2024/2025 e ressalta que há muito a ser feito para impulsionar o turismo brasileiro. “Trabalhamos num setor extremamente dinâmico, sujeito a mudanças tecnológicas e de mercado que exigem adaptações constantes. Por isso, a atuação junto às autoridades deve ser permanente para que possamos ter respostas imediatas às transformações que são cada vez mais rápidas”, acrescenta.

Em entrevista ao Hotelier News, o executivo comenta que recebe a reeleição com satisfação e acredita que o direcionamento para mais um mandato por unanimidade é uma honra. “O segredo é trabalho. Meu primeiro mandato foi em 2018 e muitos presidentes das estaduais me pediram para continuar. É uma honra receber essa responsabilidade e confiança dos hoteleiros por mais dois anos”.

Prioridades da gestão

Dentre as prioridades de seu quarto mandato, Manoel Linhares destaca a reforma tributária e a nova Lei Geral do Turismo. “O setor de serviços responde por quase 70% do PIB e é o motor da atividade econômica dos municípios, sendo responsável pela maior parte da geração de riqueza no Brasil. Aumentar seus impostos pode gerar um efeito negativo para toda a economia do país. Precisamos, sim, diminuir tributos, desburocratizar e simplificar as regras”, afirma o presidente da entidade.

Outra pauta relevante é a permanência do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) — iniciativa importante para a recuperação do setor após a crise gerada pela pandemia, além de incentivar parcerias público-privadas e ações conjuntas com o Ministério do Turismo.

Segundo Linhares, as três pautas são gargalos não só da hotelaria, mas do turismo como um todo e ressalta que o setor atua de forma distinta dos demais. Sobre a troca de governo, o presidente da associação afirma que o diálogo tem sido positivo. “Foi uma honra ter um secretário do Ministério do Turismo em nossa reunião de conselho. Tudo isso faz diferença e dá segurança para os hoteleiros”.

“O setor de turismo tem características bastante particulares. Muitas vezes, para um destino turístico se consolidar depende de obras de infraestrutura. Por isso, as parcerias entre o poder público e a iniciativa privada são fundamentais. Além, é claro, de divulgação, entre outras ações conjuntas que podem alavancar o setor”, completa Linhares.

(*) Crédito da foto: Divulgação/ABIH Nacional