De acordo com novo relatório divulgado pela STR, 74% dos mercados globais cresceram em RevPar no começo de 2024 frente ao mesmo período do ano passado. O incremento foi equilibrado com 64% dos mercados mostrando maior ocupação, e 70% crescendo em diária média na mesma base comparativa, revela o Hospitality Net.

Entre os países com 50 mil quartos, Singapura, que também esteve entre os destaques no ano passado, França, Suíça, Emirados Árabes e Arábia Saudita lideraram em RevPar em uma base real. A Suíça, por exemplo, atrai visitantes no início da temporada de esqui, enquanto países do Oriente Médio atingem o pico com seu clima mais ameno nesta época do ano.

Mercados globais - Infográfico

 

Não incluída no top cinco do crescimento do RevPar, mas com alta notável, a Tailândia se beneficiou do feriado do Ano Novo Lunar e registrou ocupação de 79,5%. Esse nível foi o mais alto para o país desde o início da pandemia e ficou em segundo lugar entre 48 países incluídos nessa atualização. Excluindo os países com taxa de câmbio flutuantes, os líderes no crescimento anual do RevPar foram Japão, Vietnã, Malásia, República Tcheca e Tailândia.

Outros dados

Como esperado, mais países asiáticos tiveram ganhos anuais elevados, visto que, no início de 2023, muitos ainda se encontravam nas fases iniciais da retomada após fortes restrições impostas pela pandemia.

O levantamento da STR sobre os mercados globais também mostrou que no final do ano passado, a ocupação na maioria dos países ficou atrás de 2019, ano pré-pandemia. No entanto, ao comparar o período inicial de 28 dias de 2024 com o de 2023, 34 dos 48 países registraram comparações positivas no indicador, relevando melhoria contínua da procura no mundo pós crise sanitária.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Accor 

(**) Crédito do infográfico: Divulgação/STR