Em fevereiro de 1973, há 50 anos, Alberto e Jacyra Abujamra fundavam a Mabu Hotéis & Resorts, dando o pontapé inicial na trajetória da rede com a abertura do primogênito, o Mabu Curitiba Business, no centro da capital paranaense. Para comemorar meio século de atuação, a empresa vem fazendo investimentos e promovendo ações de marketing para elevar a experiência dos hóspedes.

Em 1993, a rede começou sua expansão, com a inauguração de mais uma unidade em Curitiba. Quatro anos depois, a Mabu iniciou as operações de seu primeiro resort, em Foz do Iguaçu: o Mabu Thermas Grand Resort. “Esse momento, especificamente, foi um marco porque o Thermas se posicionou como um hotel top de linha na cidade, um dos pouquíssimos com águas termais, além do perfil upscale“, explicou Wellington Estruquel, CEO da rede, em entrevista ao Hotelier News.

Em 2010, os herdeiros dos fundadores entenderam que a melhor alternativa para a empresa era iniciar um processo de governança corporativa, profissionalizando toda a operação. A partir disso, alguns executivos passaram a fazer parte do time, entre eles Estruquel, que até então atuava como gerente geral de Vendas do Pestana Hotel Group para a América do Sul.

Mabu - Wellington_Estruquel

Mabu Thermas foi um marco, diz o CEO

“Iniciei o processo de profissionalização, com plano de expansão, contratação de executivos de fora e hoje estamos no 13º ciclo de planejamento estratégico. Equilibramos um pouco mais a cesta de negócios, visto que dependíamos muito dos eventos, e passamos a alternar bem a demanda com o lazer”, explica o executivo.

Em 2012, a rede ampliou o Mabu Thermas com a construção da Ala Tropical, passando a oferecer 362 UHs e, dois anos depois, o empreendimento abriu a primeira praia termal do Sul do Brasil. Em 2015, foram lançados o My Mabu, produto de multipropriedade da empresa, e o BluePark, âncora de vendas para a multipropriedade e diferencial competitivo da companhia.

Em 2023, a Mabu entrou no processo de Governança 2.0, com a migração de Estruquel para o Conselho de Administração do grupo, enquanto Luciano Motta assumiu como CEO dos hotéis e Blue Park, e Raimundo Pimenta à frente da multipropriedade.

Performance, investimentos e expansão

Em relação ao desempenho dos empreendimentos da Mabu, Motta destaca que o momento não podia ser melhor. “Nosso GOP subiu impressionantes 600% no primeiro quadrimestre desse ano em relação a igual período de 2022. O Ebitda Ajustado, por sua vez, cresceu 639,6% na mesma base comparativa”, comemora.

“Os empreendimentos estão com ocupação superior a 80% e diárias médias acima de R$ 1,1 mil. A demanda de eventos também tem crescido consideravelmente. No ano passado, nosso faturamento do segmento foi de R$ 25 milhões. Este ano, até então, já ultrapassamos os R$ 30 milhões. O RevPar está acima de R$ 600 e o cenário é bastante otimista. Historicamente, maio é um mês de baixa demanda na Mabu. Em outros anos, havia um esforço enorme para entregar R$ 3 milhões em receita. Neste mês, vamos fazer confortavelmente R$ 5 milhões”, completa Motta.

Mabu - Thermas

Mabu comemora alta de indicadores nos empreendimentos em 2023

 

Motta salienta que a Mabu está fazendo retrofits em espaços de todos os empreendimentos, tanto em áreas comuns, quanto nas acomodações, esperando o boom do segundo semestre. “É uma empresa bastante sólida, da qual tenho o prazer de fazer parte há 29 anos, onde comecei minha trajetória como mensageiro”, orgulha-se.

Em relação à expansão, Estruquel afirma que o principal foco será a multipropriedade, que hoje conta com VGV (Valor Geral de Venda) de R$ 900 milhões. “Adicionamos 40 apartamentos ao projeto inicial do My Mabu e, nos próximos anos, iremos trabalhar em um novo projeto com blocos de 180 apartamentos, e investimento de R$ 600 milhões, com perspectivas de atingir VGV de R$ 2,9 bilhões”, reforça. O Blue Park também recebeu investimentos em estrutura desde sua inauguração em 2018.

No ano passado, foram investidos R$ 30 milhões em uma área infantil e a rede planeja inaugurar uma atração por ano no espaço. “Com tudo isso, passamos a ter um ecossistema no qual um negócio alimenta o outro e, por isso, nos descolamos totalmente da concorrência, podendo oferecer tarifas entre 50% a 60% superiores em relação aos demais”, conclui Estruquel.

Ações de marketing

Thiago Desiderio, diretor de Marketing da Mabu, pontua que a empresa preparou um plano de divulgação que aborda diversas estratégias em diferentes plataformas para comemorar os 50 anos de atuação da rede. “Criamos primeiramente a logomarca comemorativa, contando toda a história. Construímos um planejamento 360 de comunicação, para mostrar tudo que o grupo fez e vem fazendo”, ressalta.

“A ideia é celebrar junto com parceiros, clientes e hóspedes. Desde que abrimos, a Mabu vem se consolidando e é uma das maiores empresas da Tríplice Fronteira. Para a comemoração, por exemplo, criamos um Comitê de ESG, com ações voltadas para sustentabilidade, governança, inclusão, diversidade e equidade. Além disso, iremos promover no mínimo 50 colaboradores este ano. O número 50 estará presente em todas as iniciativas”, explica Desiderio.

Ao longo do ano, a companhia oferecerá ao menos 50 experiências especiais para os clientes. “Serão experiências com padrão ainda mais elevado, para que o hóspede sinta que a Mabu sempre trabalha pensando nele”, comenta Desiderio.

“Em setembro, teremos um show de aniversário com a dupla Chitãozinho & Xororó, que também completa 50 anos de carreira, e em novembro será realizada a festa para os colaboradores. A ideia é que a gente tangibilize esse meio século de história, realizando os sonhos dos nossos hóspedes, que poderão desfrutar de uma série de atividades especiais”, conclui.

Desiderio endossa que o foco em transformação digital também está sendo reforçado, trazendo uma nova linguagem e passando por um verdadeiro rebranding para diversificar o público. “Cada vez mais, estamos pensando na jornada do cliente, de ele ter a mesma experiência elevada em todos os nossos negócios, e conseguir falar conosco em todos os canais de comunicação. Nosso maior foco sempre será o cliente”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Mabu Hotéis & Resorts