Com o crescimento das discussões sobre IA (Inteligência Artificial), a hotelaria começou a se interessar pelo tema e debater quais seriam seus benefícios para o setor. Após registrar crescimento em receita, a Lighthouse anunciou hoje (29) o lançamento dos Smart Summaries dentro de sua solução de inteligência empresarial. O recurso aproveita a IA generativa para transformar conjuntos de dados complexos em resumos de desempenho diários fáceis de ler para equipes comerciais dos empreendimentos, transformando a forma como interpretam informações complexas para tomar decisões de receita.

A IA generativa está ajudando os hotéis a executarem tarefas, como escrever cópias de marketing e automatizar respostas a consultas de hóspedes com chatbots. Nesse cenário, a Lighthouse está utilizando os avanços mais recentes em IA para elevar a qualidade e velocidade da análise de dados quantitativos para os revenue managers, transformando os números em insights acionáveis.

Assim, a companhia está aproveitando modelos avançados de aprendizado da IA generativa com o objetivo de fornecer aos profissionais da hotelaria resumos personalizados de performance diária diretamente em suas caixas de entrada. Essa tecnologia foi desenvolvida e treinada usando conjuntos de dados e resumos de desempenho escritos por humanos como parte dos modelos de treinamento. Com os Smart Summaries, é possível capturar e resumir mudanças no pick-up, diária média, segmentação e ocupação, que antes levavam horas para ser reunidas.

“Com a introdução dos Smart Summaries, a Lighthouse está na vanguarda da inovação em IA generativa para empresas de hospitalidade. Nosso objetivo é levar a gestão de receitas para o próximo nível, eliminando as tarefas administrativas mais mundanas e liberando tempo para tomar decisões comerciais e aumentar a receita. Estamos apenas começando com a IA generativa. Ela complementa perfeitamente nossas outras capacidades avançadas de IA e aprendizado de máquina, e imaginamos que nossa plataforma se torne ainda mais inestimável como copiloto comercial ao longo do tempo”, diz Sean Fitzpatrick, CEO da Lighthouse.

A ferramenta

Para desenvolver as capacidades de IA generativa, a empresa trabalhou com milhares de hotéis para identificar a tarefa mais demorada para os revenue managers: gerenciar comunicações repetitivas diárias de desempenho com partes interessadas. A nova ferramenta aborda diretamente esse desafio, automatizando a geração de resumos de desempenho e otimizando o tempo para iniciativas mais estratégicas.

Entre os principais benefícios dos Smart Summaries, estão:

  • Redução da carga de trabalho não geradora de receita, para que os hoteleiros possam se concentrar em estratégias que impulsionem os ganhos
  • Identificação oportuna de insights acionáveis que impactam estratégias de preços e promoção
  • Melhoria da eficiência para equipes comerciais de hospitalidade

Os Smart Summaries da Lighthouse usam a IA generativa visando transformar a maneira como os revenue managers usam os dados. Greg Peppel, head de produtos BI (Business Intelligence) da companhia, aponta que pesquisas da HSMAI indicam que os gerentes de receita passam mais de metade do tempo em tarefas que não geram ganhos. “Nosso objetivo é mudar essa dinâmica, permitindo que eles se concentrem em atividades estratégicas e utilizar a IA para economizar tempo e simplificar a complexidade da análise de dados”, pontua.

Inicialmente, a novidade está disponível para um conjunto limitado de clientes de BI da Lighthouse e será lançada globalmente nos próximos meses.

(*) Crédito da foto: Freepik