Inspirado no inverno do Rio e também nas raízes familiares em Luzy, na Borgonha, região central da França, o chef Jean Paul Bondoux desenvolveu um novo cardápio para o L’Etoile – restaurante francês localizado no Sheraton Grand Rio – e número um do TripAdvisor na cidade. Entre os pratos, estão especialidades da família como as coxinhas de rã, receita a qual Jean Paul aprendeu com o avô.

"Quando pequeno meu hobbie era pescar rãs para os almoços de domingo, e depois as preparava com a minha avó. Foi ela que me ensinou todo o preparo e hoje é um dos meus carros-chefes. É uma carne bem saborosa, além de ter um gosto de infância para mim."- explica Jean Paul.

Outros pratos típicos da região também a serem apresentados como peixes, assim como a mostarda tipo dijon, característica da região, além de tradicionais da culinária francesa com toque contemporâneo de Jean Paul favorecendo sempre os ingredientes frescos e brasileiros como no caso do Magret de pato com purê de abóbora.

Segundo Jean Paul, para a composição do cardápio há sempre a preocupação da busca por ingredientes frescos, de alta qualidade, eles são o mais importante na hora da composição. "O interessante da culinária é misturar os produtos, da minha influência francesa, argentina (onde Jean Paul mora) com a brasileira. Eu misturo 3 ou 4 em um prato e se cria um aroma, um sabor diferente." O chef há três anos desenvolve pessoalmente o menu do restaurante, e há um ano ao lado do chileno Félix Mosquera, chef residente da casa.

Jean Paul Bondoux
Nascido na cidade de Luzy, na região da Borgonha na França, Jean Paul cresceu com a influência da avó na cozinha. Baseada nas receitas da própria, Jean Paul sempre insere em seus cardápios influências da infância e da cozinha familiar – no caso do menu de inverno aparece na entrada com as Coxinhas de rã, uma especialidade da família. Atualmente Jean Paul é o chef consultor do L'Etoile, desenvolve todo o menu do restaurante – ao lado de Felix Mosquera, chef residente do hotel. Jean Paul é membro do comitê de seleção do Prêmio Paul Bocuse, da Academia Internacional de cozinha francesa e já recebeu a Ordem de Mérito do Ministério da Agricultura da França por divulgar a culinária francesa na Améria do Sul e ainda é empresário. Tem dois restaurantes – o La Bourgogne- em Buenos Aires e Punta del Este.

* Credito da foto na capa: divulgação/Hochmuller