Existem hotéis de todos os tipos e formatos, mas mesmo entre os mais incomuns, o Hotel Leques Brasil é destaque. Localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo, o empreendimento se trata de um hotel-escola desenvolvido pelo Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis e Similares de São Paulo e região). Além de oferecer serviços costumeiros de hospedagens, o espaço também serve como centro de atividades práticas para diversos cursos profissionalizantes, formando camareiras, garçons, maîtres, cozinheiros, entre outros.

Para entender esse conceito, o Hotelier News entrou em contato com Cinthia Lacerda, gerente geral do Leques Brasil. “Respondendo a diretoria do sindicato, o empreendimento possui duas atuações: a de receber estudantes da escola de hotelaria para atividades práticas e o compromisso de atuar como um hotel convencional, tendo infraestrutura completa para hospedagem, eventos e alimentação”, explica.

Com 56 apartamentos de categoria econômica, o Leques Brasil também conta com centro de eventos com capacidade para receber até 700 pessoas simultaneamente, além de restaurantes e estacionamento próprios. “É um hotel totalmente independente, com serviços inteiramente próprios. Não há nada terceirizado”, acrescenta Cinthia.

Perfil e indicadores

Em virtude de sua natureza sindical, o Leques Brasil não visa lucro. Toda a receita do hotel é revertida para a própria operação e para demais projetos da entidade. Ainda assim, Cinthia conta que a diária média gira em torno de R$294 e o público é majoritariamente corporativo, respondendo por 70% do total. “Há também uma demanda muito forte de MICE, já que temos toda a facilidade de hospedagem e gastronomia, além de um bom espaço para eventos”, relata.

Cinthia Lacerda

Dobraremos capacidade nos próximos anos, diz Cinthia

“Paralelamente, 15% do público que atendemos é proveniente do turismo de saúde. Estamos localizados em meio a vários hospitais referência no tratamento do câncer. Fora isso, atendemos turistas de lazer e concurseiros durante os finais de semana, já que há várias universidades que realizam vestibulares no entorno”, revela Cinthia. “Além do público sindical, como diretores de sindicatos que acabam dando preferência para o hotel quando realizam viagens para São Paulo”, complementa.

Em relação aos mercados emissores, Cinthia conta que antes da pandemia o perfil dos hóspedes era majoritariamente de turistas estrangeiros. Hoje, o hotel recebe praticamente apenas visitantes domésticos, em especial do interior de São Paulo. Com isso, o empreendimento encerrou 2022 com 77% de ocupação, acima da média da região do Centro e Bela Vista, que ficou em 71%. 

“Percebemos uma forte mudança de comportamento de mercado, com demanda efetiva de eventos. Com o advento do formato híbrido, passamos a oferecer outros serviços para atender essa dinâmica”, complementa Cinthia. “Aos poucos, fomos ganhando mais clientes, além de empresas eufóricas para retomar, principalmente as que realizam treinamentos, que respondem por cerca 60% do nosso público corporativo”, continua.

“Estamos trabalhando bastante para converter e fidelizar nossos clientes. Temos muitos contratos anuais, salas de eventos pré-reservadas e, portanto, teremos alta ocupação este ano”, prevê a gerente. “Temos projetos de ampliação em andamento e, dentro de alguns anos, teremos o dobro da capacidade hoteleira. Isso é extremamente importante para nós, pois com a alta capacidade do centro de eventos, as hospedagens não conseguem suprir a demanda”, salienta a executiva.

O projeto de ampliação envolve a incorporação de parte da torre ao lado do hotel, que é o edifício do sindicato. A obra, já em estágios finais, está em andamento há alguns anos, segundo Cinthia. “Por ser de natureza sindical, esse projetos são realizados a passos mais lentos, por isso não definimos uma data específica para a inauguração. Mesmo assim, estamos bastante ansiosos, pois a ampliação resolverá nossos gargalos e reduzirá nossa dependência de hotéis vizinhos, embora valorizemos muito nossas parcerias”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação / Hotel Leques Brasil