Por Christiane Kokubo*

Dez minutos bastam para o mundo se transformar. Breve no relógio, a gentileza parece durar muito mais, tão poderosas são as mãos que transportam os felizardos que aqui se hospedam para um mundo à parte, de natureza deslumbrante e relaxamento.

Não há placas ou letreiros, apenas uma muretinha branca, com portão aberto. O porteiro, de uniforme de linho e bordado no colarinho, esbanja simpatia ao se aproximar, conferir a lista e permitir nossa entrada. Chegamos ao lugar certo.

No Las Ventanas Al Paraíso, eleito em 2019 um dos três melhores hotéis do México e um dos 100 melhores do mundo pela Travel + Leisure, não há balcão na entrada. Um lobby espaçoso com vista para o mar embala os hóspedes assim que chegam à área de recepção. Individualmente, são conduzidos a confortáveis poltronas, ou diretamente ao quarto, onde o check-in será feito pelo colaborador que os acompanha.

Essa é a proposta dos meios de hospedagem Rosewood Hotels, rede de hotéis luxuosos ao redor do mundo da qual o Las Ventanas faz parte desde sua inauguração, em 1997: destacar-se pelo sense of place, ou “sensação do lugar”. Por algumas horas, o Hotelier News experimentou o sentimento de pertencimento que o empreendimento se compromete a proporcionar. E assegura: ficaríamos felizes em voltar.

O termômetro marca 27°C e o sol brilha forte. É começo de janeiro. Faz quatro meses que saímos de casa, um lugar remoto em alguma cadeia montanhosa do Nordeste dos Estados Unidos, rumo a São Paulo, de carro. O Las Ventanas, em Cabo San Lucas, no extremo Sul da península mexicana da Baja Califórnia, é o primeiro hotel que vamos conhecer pelo Hotelier News. Ele será o representante da América do Norte nesta série de três visitas – uma em cada América – que faremos representando o site de notícias durante a nossa saga de um ano.

Fachada

Muretinha branca limita as dependências do hotel

Há meses que, devido ao orçamento apertado, dormimos acampados, em casa de amigos ou pousadas baratas que encontramos pelo caminho. Portanto, a chegada a um hotel cinco estrelas, mesmo que não inclua hospedagem dessa vez, é esperada com grandes expectativas. E também certo constrangimento. O pequeno carro está abarrotado com nossa bagagem, mesmo que diminuta. Faz tempo que não lembra o que significa ser lavado e, depois de percorrer os Estados Unidos de Norte a Sul e de Leste a Oeste, nos últimos dias ganhou uma camada extra de pó devido às estradas de terra da bela península da Baja California. É difícil identificar sua cor original.

Nada, no entanto, abala o porteiro, nosso primeiro contato com o mundo cinco estrelas do Las Ventanas, e depois o mensageiro, que vem nos receber e estacionar o carro durante nossa visita.

Experiência do wellness à gastronomia

Após o impacto positivo da chegada e apresentações feitas, começamos o passeio pelo spa do hotel. Uma área circular ampla, de paredes de pedrinhas claras e teto de palha, abriga espreguiçadeiras cobertas com toalhas brancas. Com alegria e um sorriso largo recebo a notícia de que receberei uma demonstração da massagem de check-in oferecida logo que os hóspedes chegam ao Las Ventanas. Faço como me orientam. Escolho uma das espreguiçadeiras, sento e respiro profundamente. As mãos do massagista trabalham sobre meus ombros, nuca e partes da cabeça. Ao fundo, começa a soar um gongo asiático, extremamente relaxante.

Os dez minutos da massagem de boas-vindas, que pena, chegam ao fim. Água aromatizada com hibiscos e manjericão é servida “para que se hidrate um pouco”, junto com uma toalhinha fria para higienizar o rosto e as mãos. A visita continua em direção às cabanas de massagem, oito delas aptas a receber casais.

Depois de passar pela rápida experiência de boas-vindas, é difícil não se sentir bem por estar aqui. As ondas do Golfo da Califórnia, também conhecido como Mar de Cortês, chegam tranquilas, a areia é branca e fina, o céu, azul. Em janeiro é possível avistar baleias e raias saltando ao longe no mar. Muitos são os hóspedes que decidem não sair do hotel em toda a estada. Pelo que consta, brasileiros gostam de passear e fazer outras atividades nas redondezas, pois vêm de muito longe e querem aproveitar o destino ao máximo, mas os estadunidenses se contentam com o que encontram para cá da muretinha branca. São muitos os casais que escolhem o Las Ventanas para celebrar datas importantes, como a chegada de um novo membro na família: é crescente os hóspedes em babymoon.

acomodações

Las Ventanas possui diferentes categorias de acomodações

Nossa visita segue pelas acomodações. São 71 junior suites, de 89 m²; 24 residences; 12 espaçosas signature villas; e uma mansão, a Ty Warner Mansion. As diárias, em geral, incluem café da manhã à la carte, frutas frescas cortadas e uma garrafa de tequila.

Grande parte dos hóspedes vem do vizinho ao Norte, principalmente dos estados da Califórnia e Texas. Dois voos diários chegam dos Estados Unidos ao aeroporto internacional de San Jose del Cabo, a cerca de 20 minutos do hotel. Cerca de 60% dos clientes são pessoas que já se hospedaram por aqui, e a estada média é de quatro dias. De dezembro a maio, época de inverno nos Estados Unidos, a taxa média de ocupação chega a 70% em dias de semana e 100% aos finais de semana. Para cuidar com esmero da experiência dos hóspedes, o Las Ventanas conta com cerca de 500 colaboradores, que passam por no mínimo seis entrevistas antes de serem contratados.

O hotel oferece campo de golfe, quadras de tênis, sete piscinas – duas delas reservadas a adultos – e toda a generosidade do Mar de Cortês para quem quer se esbanjar em águas salgadas. Jacques Cousteau, o célebre oceanógrafo francês, batizou essa área como “o aquário do mundo”.

piscina

Mar de Cortês é um atrativo à parte

Nossa última parada é no Sea Grill, um dos quatro restaurantes do hotel. Com vista para o esplendoroso mar, é aqui que vamos almoçar e terminar nossa visita. O cardápio traz opções de frutos do mar, pescados e pratos mediterrâneos, mas sempre com toque mexicano. Tudo extremamente fresco e saboroso.

Aqui, os problemas do mundo real não ousam entrar e o México se torna o lugar ideal para desfrutar da melhor gastronomia, cultura e hospitalidade do mundo. Concluímos nossa experiência satisfeitos, agradecidos e reenergizados para seguir viagem no nosso carro diminuto pelos próximos 30 dias pelo México, e sete meses seguintes pelas Américas até nosso destino final: São Paulo.

Sea Grill

Sea Grill traz opções de frutos do mar, pescados e pratos mediterrâneos

Las Ventanas al Paraíso, A Rosewood Resort
KM 19.5 Ctra. Transpeninsular
San Jose del Cabo, Baja California Sur 23400, México
+52 624 144 2800
Site

*O Hotelier News conheceu o Las Ventanas Al Paraíso a convite do hotel, por intermédio da XMart. O próximo texto desta série virá da América Central, onde nos hospedamos em meio à floresta exuberante da Costa Rica.

(*) Crédito das fotos: Christiane Kokubo/Hotelier News