Esta semana, João Annibale encerrou um importante ciclo em sua vida profissional. Após 26 anos, o executivo deixa o cargo de diretor regional da LHW (The Leading Hotels of The World), onde ingressou em 1997. Uma decisão difícil, segundo Annibale, mas necessária.

De férias em sua casa de veraneio na Itália, Annibale ainda prestará consultoria para o selo de hotéis de luxo pelos próximos dois meses. “Assim, a LHW poderá realizar uma transição tranquila e mandar uma mensagem positiva para o mercado”, explica em entrevista ao Hotelier News.

Annibale conta que se despedir da empresa que foi sua casa nas últimas quase três décadas não foi uma escolha fácil. Entretanto, o executivo acredita que entregou o seu máximo para o grupo. “Esta é uma decisão que demandou muita coragem. Fui feliz na LHW durante muito tempo, fazendo o que me dava prazer, mas a pandemia colocou outras coisas em perspectiva. Atingi meu ponto máximo dentro da empresa e não havia mais espaço para crescer”, revela.

O ex-diretor da coleção de hotéis de luxo se considera um profissional tradicionalista, onde a hotelaria se faz com contato humano e relacionamento. “Muitas tecnologias estão chegando ao mercado, mas nada vai substituir o lado humano, principalmente no segmento de luxo. É esse atendimento que faz a hospitalidade de alto padrão ser o que é”.

LHW-Joao-Annibale

Executivo está em um período sabático

Legado

Formado em Administração de Empresas, Annibale possui duas especializações: Finanças e Comércio International, ambas cursadas na Califórnia, onde morou por seis anos. Na época, o executivo foi trabalhar em uma empresa norte-americana de implantação de programas de qualidade — departamento que seria uma de suas principais bases profissionais de atuação no luxo.

“Em 1997, um headhunter me abordou para apresentar a LHW, pois como um selo de qualidade, tinha tudo a ver com o meu trabalho. Ingressei como gerente de Vendas quando a empresa no Brasil era apenas um escritório que realizava reservas para os empreendimentos de luxo”, relembra.

O executivo foi o responsável por desenvolver o departamento de Vendas e Marketing — que gerenciou até se tornar diretor do grupo no Brasil. “A LHW não conhecia seus clientes, então, passamos a conhecer de perto as agências. Em seguida, expandi os a rede de relacionamentos para as assistentes executivas, que são guardiãs das viagens de luxo da presidência e diretoria das empresas que mais reservam hotéis da categoria”, complementa.

Dos intermediários, a LHW passou a estreitar o relacionamento com os clientes finais habitués. “Começamos a atuar em conjunto com as agências para entregar uma experiência cada vez melhor. Fiz questão de aplicar a qualidade também na seleção dos estagiários para nosso programa de trainee no qual fui mentor”, salienta.

Ao longo dos anos, o time da LHW foi renovado algumas vezes. Muitas “crias” da coleção de hotéis ganharam posições de destaque em importantes redes hoteleiras de luxo. “Isso mostra do que a qualidade é capaz. Eu era o maestro de uma orquestra e fui mentor para que cada um tocasse seu instrumento da melhor maneira”.

O legado de Annibale ainda contempla a criação de showcases, roadshows, e eventos no mercado brasileiro, como o jantar para clientes habitués. “Não retomamos após a pandemia, mas era um evento que reunia 200 convidados de dentro e fora de São Paulo com um único ponto em comum: o amor pelas viagens. Fomos o único escritório que realizou um jantar como esse na LHW”.

Os próximos passos

Até o final de 2023, João Annibale adianta que tirará um período sabático. Em 2024, o plano é lançar sua própria empresa de consultoria e representação de hotéis de luxo: a Annibale Collection. O foco inicial do empresário será o mercado europeu, com destaque para a Itália, mas não descarta a possibilidade de incluir empreendimentos brasileiros ao seu portfólio.

“Espero encontrar oportunidades ligadas à realidade atual do mercado. Quero construir um portfólio apenas com hotéis cinco estrelas que eu considero fantásticos. Vou usar minha rede de contatos desenvolvida ao longo da minha carreira para entregar um diferencial”, adianta Annibale.

A Annibale Collection será responsável pela divulgação e vendas dos empreendimentos para os mercados latino-americanos. “O Brasil será meu foco número um, pois os brasileiros são grandes consumidores de luxo. Quero montar uma coleção de hotéis reduzida para atrair hóspedes e agências, assegurando que os clientes terão um cuidado especial”.

“Tenho uma tela em branco que quero pintar com as melhores cores possíveis”, finaliza Annibale.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal