Em estudo recente, a JLL apontou que os proprietários de hotéis estão olhando para o segmento de A&B (Alimentos & Bebidas) como fonte de lucro novamente, após anos cumprindo função secundária nos empreendimentos. Segundo a empresa, a pandemia destacou o potencial inexplorado da indústria hoteleira neste setor, refletindo em novas estratégias em todo o mundo.

Os dados da JLL mostram que o impacto severo da Covid-19 no setor de viagens revelou a necessidade de desbloquear novo fluxo de caixa por meio de renda auxiliar, e o segmento de A&B se encaixa perfeitamente a essa necessidade.

Assim, muitos empreendimentos passaram a apostar em novas experiências gastronômicas, com o intuito de encantar e fidelizar o hóspede. Diversos proprietários e operadores hoteleiros entenderam que que essas estratégias foram capazes de dar “nova vida” aos hotéis, colhendo os frutos neste período de retomada. Por fim, a JLL destaca cinco pontos importantes para otimizar a operação de A&B nos hotéis.

Principais dicas

1. Opere como uma empresa independente: cardápios bem elaborados e equipe engajada fazem toda a diferença. Muitas vezes, os hoteleiros se esforçam demais, e a simplicidade é o estilo mais envolvente. Consequentemente, essa estratégia atrai maior fluxo e variedade de clientes.

2. Vá além do café da manhã: o serviço de almoço e jantar deve ser o foco do design e conceito dos restaurantes, tornando esses ambientes adaptáveis, oferecendo assim mais opções e experiências.

3. Experiência acima do estilo: concepção, design de interiores, uniformes: todos esses detalhes são importantes, mas não são os principais. O foco ainda deve ser a garantia da experiência nos restaurantes, com boa variedade, bons pratos e atendimento de qualidade.

4. Construir e manter uma equipe motivada: funcionários que trabalham felizes criam hóspedes felizes. Assim, os restaurantes precisam de um plano robusto para construir equipes que trabalhem de forma assertiva. Neste cenário, investir na educação dos funcionários é fundamental, com treinamentos e capacitações.

5. Abordagem científica: a ciência de dados do segmento de A&B geralmente começa e termina com a engenharia do menu, analisando o que vende e não vende. Por outro lado, uma abordagem mais madura da análise de dados exige estratégias de marketing e CRM, análises do comportamento do consumidor, conteúdo rico para os hóspedes, entre outros pontos.

(*) Crédito da foto: bishwas/Pixabay