No artigo anterior, recomendamos dicas valiosas para aumentar a participação do seu empreendimento no mercado. Destacamos a importância de executar o básico de forma exemplar na entrega de produtos e serviços, garantindo atendimento de excelência e limpeza impecável. Também mencionamos outros pontos cruciais: o primeiro é maximizar sua presença digital através das recomendações de clientes e atualizações constantes das informações do seu hotel. O segundo, igualmente importante, é conhecer seus concorrentes até melhor do que conhece seu próprio produto.

Nesta segunda parte, vamos oferecer mais sugestões relevantes que ajudarão no seu crescimento frente aos concorrentes.

Seja ágil

Isso faz eco ao ditado: “Se você sempre fizer o que sempre fez, sempre obterá o mesmo resultado”. Se uma estratégia não está trazendo os resultados esperados, provavelmente é hora de repensar e mudar para outra abordagem. Os avanços em tecnologia hoje nos permitem utilizar inteligência prontamente disponível para detalhar e identificar oportunidades por segmento, localização e uma variedade de outros critérios, a fim de criar um plano de jogo e traçar ações para aprimoramento e crescimento.

Ser ágil também significa evitar a paralisia por análise, e ter acesso facilitado a essas informações detalhadas nos permite responder com rapidez. Podemos discutir os dados com nossas equipes, tomar decisões informadas e implementar ações direcionadas rapidamente. É essencial monitorar as novas estratégias para o sucesso e, caso uma nova tática não funcione, estarmos prontos para tentar algo diferente. O segredo está na agilidade, na revisão constante dos dados, na capacidade de agir rapidamente e na abertura para experimentar novas soluções.

Pense fora da caixa

O que podemos fazer que ninguém mais está fazendo? O que podemos experimentar que ainda não tentamos? Às vezes, uma ideia fora do comum ou uma abordagem inovadora pode ser a chave. Que tal criar um pacote animado celebrando uma nova atração ou evento local? Um pacote temático bem elaborado para ocasiões como o Carnaval ou a Páscoa, por exemplo, poderia impulsionar a ocupação nos finais de semana. Mesmo que esses eventos não ocorram diretamente em nosso mercado, ainda podemos oferecer pacotes temáticos com decoração apropriada, pratos especiais e uma lembrança para os hóspedes.

Quando foi a última vez que analisamos o que os hotéis fora do nosso grupo competitivo ou segmento estão fazendo? Que ideias inovadoras podemos captar com eles?

E não podemos esquecer dos preços. O que aconteceria se ajustássemos nossas tarifas? Será que variar o preço por categoria poderia otimizar nossa Diária média (ADR)? Já consideramos as estadias de longa duração ou quando foi a última vez que fizemos uma revisão profunda dos nossos preços nesse nicho? A estratégia de preços para o fim de semana continua a ser relevante, ou há espaço para repensar o preço conforme o tipo de quarto? Será que há algum segmento até então não explorado, que agora está surgindo mais em nosso mercado, como grupos para despedidas de solteiro(a), festas de quinze anos ou hóspedes que viajam com animais de estimação?

Tudo é possível quando adotamos uma mentalidade aberta e inovadora.

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Sócio diretor da Escola para Resultados e da Operadora Hoteleira HotelCare, Jeferson Munhoz conta com mais de 30 anos na área de vendas, distribuição e marketing, em cargos de liderança em hotéis independentes e redes hoteleiras nacionais e internacionais, tais como Accor, Club Med, Bourbon, entre outras. Já participou de 30 aberturas e conversões hoteleiras no Brasil e América do Sul. É professor universitário com passagem em instituições como: USP, Anhembi Morumbi, Uninove e Senac. Participou em associações de classe com FOHB e Resorts Brasil.

(*) Crédito da foto: divulgação/Jeferson Munhoz