Os viajantes de hoje querem relatos reais de sua próxima viagem ao invés de imagens editadas pelas empresas. Para obter um vislumbre do que procuram, os consumidores procuram pelas redes sociais. Em busca de inspiração, os turistas estão se baseando nas experiências de influenciadores para suas tomadas de decisão.

De acordo com o Phocuswire, 52% dos viajantes recorrem aos amigos e familiares para saber relatos de viagens. Logo, faz sentido que a rede social seja uma grande fonte de inspiração (35%), já ultrapassando canais tradicionais, como agentes de viagens (29%), publicações de mídia de viagens (26%) e entretenimento de TV e filmes (25%).

E quem passa mais tempo nas redes sociais? Geração Z. Aproximadamente 90% dos adultos desse recorte passam pelo menos uma hora em plataformas de mídia social todos os dias, e quase a metade gasta mais de três – muito mais do que as gerações mais velhas.

Com a demografia de compras cada vez mais jovem, os profissionais de marketing precisarão mudar suas táticas para atender às classes mais novas de entusiastas de viagens em seu território digital.

Conteúdo orgânico

Um anúncio de viagem em um panfleto ou outdoor nunca pode oferecer a mesma visão interpessoal e confiável que um amigo ou mesmo um influenciador popular pode. De fato, o valor do conteúdo gerado pelo usuário (UGC) – postagens baseadas em texto, fotos e vídeos – reside em sua capacidade de transmitir experiências que parecem verdadeiras e autênticas para o público-alvo.

Um estudo recente de análise de marketing descobriu que navegar por UGC relacionado a viagens influencia significativamente o desejo de turistas em potencial de visitar esses mesmos destinos. Os resultados se alinham com a pesquisa de publicidade de 2018, que revelou que 84% dos viajantes da Geração Z consideram as fotos e postagens de vídeo das férias de outra pessoa particularmente influentes.

O UGC, ao contrário das campanhas de marketing tradicionais, pode retratar as áreas menos conhecidas e as joias escondidas de qualquer destino por meio de uma perspectiva que ressoa com os espectadores – uma que lhes permite imaginar como seria realmente visitar esses lugares. E, como os dados sugerem, o UGC relacionado a viagens é cada vez mais um fator decisivo. Assim, os profissionais de marketing fariam bem em investir na promoção de materiais orgânicos gerados pelo usuário, quando possível.

Para que os profissionais de marketing de viagens expandam sua base de clientes – principalmente para grupos demográficos mais jovens – eles devem considerar a promoção de UGC em plataformas como Facebook, Instagram e TikTok, a última das quais se tornou a mais usada entre a Geração Z. Garantir a atenção deles pode ser possível, por exemplo, por meio de parcerias com influenciadores para que possam gerar valor adicional para as empresas como embaixadores da marca.

Correspondência de valor

O conteúdo baseado em viagens não apenas precisa atingir o ponto ideal entre autenticidade e colírio para os olhos, mas também precisa atender aos valores progressivos que as gerações mais jovens adotam.

Em parte devido à tendência geral da Geração Z de apoiar negócios que se enquadram na categoria de turismo ético e sustentável – aqueles que buscam abertamente igualdade, diversidade ou causas favoráveis ​​ao clima, entre outros – o mercado de turismo sustentável deve crescer US$ 335 bilhões ao longo dos próximos quatro anos.

É uma mina de ouro de marketing – para tornar suas viagens ainda mais impactantes e gratificantes, os consumidores de hoje querem cada vez mais tomar decisões de compra informadas com empresas que eles sentem que compartilham seus valores.

Como tal, as empresas nas áreas de turismo devem fornecer informações além das regalias e comodidades básicas, além de se esforçar para incluir detalhes que os profissionais de marketing possam destacar em seu conteúdo digital para atrair as sensibilidades específicas do viajante.

A criação de UGC que destaca esses vários valores éticos não apenas garantirá a satisfação constante entre os consumidores, mas também os profissionais de marketing provavelmente obterão maiores retornos ao longo do tempo – especialmente porque a Geração Z e as gerações subsequentes com conhecimento de tecnologia dominam cada vez mais o mercado consumidor.

Por fim, os profissionais de marketing que utilizam as principais plataformas de mídia social poderão contar essas histórias para que os viajantes queiram fazer parte delas. Andar de ônibus em vez de táxi ou se hospedar em uma casa na árvore improvisada em vez de em um hotel cinco estrelas pode não ser a opção “padrão”, mas pode ser uma história ainda mais emocionante.

(*) Crédito da foto: erik_lucatero/Unsplash