Fachada do Plazinha, em Porto Alegre
(foto: divulgação/Rede Plaza)

A Rede Plaza Hotéis, Resorts, Spas & Brasil e MSH Hotéis apresentaram hoje (29) na capital gaúcha o plano de negócios que revitaliza o Plaza Porto Alegre Hotel – o Plazinha, transformando o empreendimento no Plaza Senior Living Resort Urbano. O projeto considera os mais de 50 anos de história do hotel, propondo um conceito já reconhecido no exterior e que atende um nicho de mercado considerável em Porto Alegre, onde 15,04% da população local é da terceira idade.

Para Roberto Rotter, diretor da Rede Plaza, a ação vem atender um mercado que não é bem trabalhado no País. "Em muitos países a geração sênior já conta com vários empreendimentos destinados exclusivamente para eles. A reforma do Plazinha vem para atender esse segmento e visa não apenas trazer melhoria de vida para um público diferenciado como também resolver a questão de rentabilidade para o empreendimento", comenta.

“O Plazinha ingressa à Rede Plaza com força nessa importante fatia de mercado e se reinventa desassociando o amadurecimento do isolamento da esfera social. Com o projeto, teremos mente, corpo e alma atendidos. Hoje os longevos preferem ter sua autonomia sem a obrigação de cuidar de uma grande casa ou apartamento, ou morar com filhos e netos, obtando por morar sozinhos e donos de suas vidas. Queremos colaborar com esse desejo, oferecendo um local especial para isso", diz Rotter.

Segundo o executivo, o produto estará pronto no ano que vem. "Neste ano estaremos focados em atrair investidores e constituir o projeto de revitalização, que será executado em 2017", revela Rotter.

Sendo assim, o Plaza Porto Alegre renasce trazendo maior qualidade de vida para os “novos idosos do século XXI”, que querem ter independência e autonomia sempre buscando serviços diferenciados que proporcionem qualidade de vida. O cuidado de preservar a estrutura do prédio criando espaços consonantes a uma arquitetura contemporânea, bem como a recuperação da rentabilidade financeira do empreendimento, foram também os focos de atenção de Christine Ozio, arquiteta da MSH Hotéis, durante a coletiva de imprensa. 

“A nova edificação vai suprir as necessidades de idosos ativos e independentes, oferecendo-lhes assistência como fim de que suas fragilidades e preocupações sejam amenizados”, esclarece Christine. A arquiteta explica que preservar a autonomia e a privacidade dos moradores são as premissas do projeto. “Para tanto vamos criar espaços de permanência agradáveis e apartamentos de acessibilidade, incentivando a auto-suficiência do hóspede”, completa.

Na visão de Maurênio Stortti, diretor da MSH Hotéis, o projeto de revitalização do Plazinha vai reconceituar os serviços de atenção ao idoso. “O Plaza Senior Living Resort Urbano oferecerá bem-estar ao público que deseja envelhecer com saúde e disposição”, comenta.

População acima dos 60 anos
Alguns índices revelados durante o encontro mostram que o segmento terá uma grande demanda no futuro. Atualmente existem cerca de 205 milhões de idosos acima de 60 anos vivos no mundo. Em 2020, o número passa para 800 milhões e em 2050, a previsão é que exista uma população de dois bilhões no planeta.

Em relação a outras capitais brasileiras, Porto Alegre ganha destaque com 15,04% de população idosa. Em Belo Horizonte são 12,61% pessoas vivendo acima dos 60 anos. No Rio de Janeiro são 14,89%.

Oferta qualificada, instalações eficientes e arrojadas promovendo a autonomia dos hóspedes e moradores são as promessas dos gestores que projetaram o Plaza Senior Living Resort Urbano. De acordo com eles, um plano de negócios inédito, considerando a análise internacional de hoteis já em operação com proposta similar.

Resort Urbano para público da maturidade
Há quase ano, em maio de 2015, o mercado questionou o fechamento do antigo Plazinha, em Porto Alegre. Desde lá, estudos de negócios e avaliações de mercado foram realizados para consolidar a aposta da rede Plaza no Resort Urbano para a terceira idade.

No Plaza Senior Living estão previstos moradia, entretenimento e saúde. “Apartamentos completos visando autonomia e independência, convívio social, oferta de atividades variadas de lazer e entretenimento, assistência médica 24h e atividades esportivas para a saúde do corpo e da mente integram o projeto”, explica Stortti. “No Plaza Senior Living o público da terceira idade vai se sentir em casa. O ambiente que estamos criando afetará diretamente a auto-estima dos moradores que estabelecerão uma relação de orgulho com a marca”, completa.

A infraestrutura que contempla espaços voltados à saúde, corpo e alma da terceira idade, inclui: biblioteca, sala de informática, sala de reuniões, cinema, capela ecumênica, restaurante, sala de conveniência, sala de jogos, espaço gourmet, salão de festas, terapias ocupacionais, natação, hidroginástica, café da tarde, eventos variados, academia, pilates, sala multiuso, assistência ambulatório 24h, consultórios médicos, sala de massagem e fisioterapia.

Serviço
plazahoteis.com.br