logo - promo

A concorrência é uma realidade presente em qualquer mercado. No setor hoteleiro, é ainda mais acirrada, pois envolve diversos fatores como: localização, preço, qualidade, serviços, reputação, hospedagens alternativas, entre outros. Saber lidar com concorrentes é fundamental para o sucesso dos empreendimentos hoteleiros, pois, seus valores são altamente influenciados pela demanda. Para auxiliar nessa análise, a HSystem desenvolveu um novo e-book voltado para o segmento.

Para se destacar nesse cenário competitivo, é preciso conhecer bem os seus concorrentes, suas estratégias, seus pontos fortes e fracos e as oportunidades e ameaças. O material, produzido pela HSystem, traz dicas práticas e ferramentas para que os gestores realizem análises competitivas com uma maior precisão e eficiência.

“Ao mesmo tempo que os hotéis e pousadas buscam aumentar as vendas e a lucratividade, novos empreendimentos pulverizam a demanda e exigem que os hoteleiros criem novas formas de manter a competitividade. Esse guia demonstra como os hotéis podem se posicionar de forma estruturada para não perder reservas diante dos concorrentes que já existiam e dos novos que estão surgindo”, afirma Diego Corrêa, CMO da HSystem.

Recentemente, a empresa também disponibilizou um guia com os principais erros que os hotéis devem evitar em 2024 em gestão, marketing hoteleiro e estratégia de precificação.

Estratégias de posicionamento

A HSystem aborda pontos importantes como:

  • Qual a posição do seu empreendimento no mercado: a avaliação das práticas, preços, promoções e serviços dos competidores permitem identificar oportunidades de diferenciação, descobrir lacunas de mercado e o aperfeiçoamento da oferta do seu hotel.
  • Como obter insights de qualidade sobre seus concorrentes: quais são os meios e programas que oferecem informações públicas dos seus concorrentes e como utilizar esses dados para criar novas estratégias.
  • Análises do mercado hoteleiro: como estas análises estão intrinsecamente ligadas à otimização da gestão de receitas, à previsão de demanda e à adaptação a mudanças econômicas.
  • Análise comparativa dos seus concorrentes diretos e indiretos: saiba os critérios e as pontuações que o hotel pode utilizar para a avaliar seus concorrentes e criar estratégias que tornarão seu empreendimento mais competitivo.

Interessados podem acessar, de forma gratuita, o guia de análise de concorrência e competitividade na hotelaria pelo link.

(*) Crédito da foto: Divulgação/HSystem