Em 2 de setembro, o Hotelier News e a Noctua Advisory se juntam novamente para mais uma edição do Hotel Trends Orçamentos, evento voltado para subsidiar o hoteleiro na construção orçamentária do ano seguinte. O encontro, já reconhecido no calendário hoteleiro, ganhará uma extensão: no dia seguinte, os organizadores promoverão um curso com facilitação de sócios da consultoria fundada por Pedro Cypriano. As inscrições estão abertas no link.

A ideia é aproveitar todo o conceitual passado na programação do Hotel Trends Orçamentos 2025 e aplicá-lo na prática com apoio dos facilitadores da Noctua Advisory. Presenciais, as aulas serão ministradas de 8h às 18h30 e o local deve ser confirmado nos próximos dias. Vale ressaltar que o curso – que se chama Como construir um orçamento estruturado para superar os resultados? – é aberto também para profissionais que não participarem do evento.

“Chegando à terceira edição do Hotel Trends Orçamentos, queríamos gerar um fato novo para o público, e resolvemos apostar na educação corporativa. A ideia é acrescentar conteúdo prático ao conhecimento adquirido no dia anterior com mentoria dos nossos amigos da Noctua Advisory. Imperdível”, comenta Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News.

Segundo Henrique Campolina, sócio da Noctua Advisory responsável pela área de Gestão e Performance, o curso nasceu a partir dos resultados da edição de 2023 da pesquisa Orçamentos Hoteleiros. No levantamento, muitos respondentes disseram que tinham desejo de aprender e saber mais em relação a processos de desenvolvimento orçamentário na prática.

“Além de focar no evento com temas voltados para custos, inovação e eficiência operacional, vamos trazer no dia seguinte um curso sobre estratégias, ferramentas e análises que o gestor pode desenvolver para ter um budget mais assertivo e coerente com a realidade. Tudo isso com uma abordagem bastante aprofundada”, explica Campolina.

Curso de Orçamentos - Hotelier News e Noctua Advisory - capa

Temas em destaque

Para o executivo da Noctua Advisory, o primeiro passo para a construção de um orçamento consistente é entender a hotelaria como negócio, saindo da operação para um olhar macro. “Vamos entrar no ponto de vista de contexto financeiro, imobiliário e comparar resultados com aplicações financeiras e investimentos em bolsas de valores. O gerente geral necessita dessa visão de valor de negócio”, acredita.

Outro assunto relevante será a cultura de resultados, com insights para que os gestores tenham um viés direcionado para metas com base em dados e situações concretas. “Também vamos debater o cenário que envolve planos de marketing e de distribuição, concorrência, análises e oportunidades para que os orçamentos sejam alcançados”, continua Campolina.

Forecast, precificação adequada para mercado e produto, assim como a relação com investidores serão pontos de destaque na programação, que contará com a participação de Eduardo Martin; Paulo Salvador; Renata Cassini e Giovana Cagni, além de Cypriano.

Para participar, o interessado deve ter experiência gerencial comprovada, casos de gerente geral, gerente de Operações e gerente Corporativo, além de controllers. Além disso, Cada participante ganhará uma hora de sessão de consultoria/mentoria com um membro da equipe da Noctua Advisory. No total, apenas 30 vagas estão disponíveis. O investimento do curso fica no valor de R$ 1.499 (pode ser parcelado) e as inscrições estão abertas no link.


Programação

08h às 08h30: Welcome coffee

08h30 às 10h: A Hotelaria como negócio

Compreenda o impacto da economia na hotelaria e fortaleça sua visão analítica e a compreensão do negócio como um investimento alinhando expectativas de retorno com diferentes perfis de investidores.

Facilitadores: Pedro Cypriano e Renata Cassini

10h00 às 11h30: Cultura de Resultados

Fazendo a mudança estratégica acontecer: Crie uma cultura organizacional focada em um desempenho superior.

Facilitadores: Henrique Campolina e Paulo Salvador

11h30 às 13h30: Almoço & Networking

13h30 às 15h: Business Plan Marketing e Vendas

Analise seu set competitivo, desenvolva uma matriz SWOT e segmente o mercado para desenvolver ações que irão compor seu planejamento estratégico.

Facilitadores: Henrique Campolina e Paulo Salvador

15h às 16h30: Previsão e Precificação

Utilize modelos de previsão de demanda e técnicas de precificação dinâmica para maximizar receitas com o benchmark do mercado aéreo.

Facilitadores: Henrique Campolina e Eduardo Martin

16h30 às 17h: Coffee break

17h às 18h30: Asset Management

Análise dinâmica de uma DRE, focando em indicadores-chave (margem, GOP, EBITDA), para estabelecer rotinas de relatórios que garantam relações coerentes e transparentes com stakeholders.

Facilitadores: Henrique Campolina e Giovana Cagni


O Hotel Trends Orçamentos 2025 é uma realização do Hotelier News, em parceria com a Noctua Advisory. Em sua 3ª edição, o encontro tem como patrocinadores o Grupo R1, Accor, APP Sistemas, Bebook, BWH Hotels, Climber RMS, Plusgrade, EXAM Assessoria Contábil, Hotéis Deville, Hot Beach Parques & Resorts, Lighhouse, STR e Wyndham Hotels & Resorts.

Hotel Trends Orçamentos 2025 - marcas atualizado

(*) Crédito da foto: divulgação/Hotelier News