Na hotelaria, a chegada de um novo ano traz consigo diversas perspectivas e análises sobre qual cenário o setor encontrará à frente. Em 2023, a indústria demonstrou resiliência, uma vez que o RevPar alcançou recuperação total. Em novembro, por exemplo, o indicador atingiu níveis consideráveis, variando entre 94% e 121% do patamar de 2019, em regiões como Oriente Médio, Europa e Américas, de acordo com novo relatório da JLL divulgado no Hotel Management. Mas qual o cenário previsto para 2024?

Primeiro, a JLL diz que, embora a Ásia-Pacífico ainda esteja trabalhando rumo à recuperação total, as tendências positivas de desempenho indicam que o RevPar deverá ultrapassar os níveis de 2019 no primeiro trimestre deste ano. Notavelmente, os mercados de resorts e lazer se recuperaram rapidamente no ano passado, enquanto os urbanos registraram aceleração no desempenho à medida que os negócios, as viagens em grupo e internacionais se retomaram gradualmente.

Para este ano, prevê-se que os hotéis urbanos, especificamente em Londres, Nova York e Tóquio, gerem interesse substancial dos investidores. Embora o RevPar global já tenha ultrapassado os níveis de 2019 em 12%, existem novas oportunidades de crescimento em 2024. As viagens de chineses para o exterior, por exemplo, enfrentam obstáculos como atrasos nos vistos e problemas de transporte aéreo. Por este motivo, atingiram apenas 50% do patamar de 2019. No entanto, há uma expectativa de que essas viagens ganhem impulso neste ano, beneficiando cidades mais amplas da Ásia e dos EUA. Esse movimento de recuperação poderá se prolongar até 2025, devido à contínua volatilidade do mercado chinês.

Hotelaria: outros insights

O relatório da JLL mostra que a Europa continuará a ser um dos destinos preferidos dos viajantes em 2024, com eventos como os Jogos Olímpicos em Paris e a The Eras Tour, de Taylor Swift, no Reino Unido e na Europa Ocidental. Apesar de haver uma projeção de que os gastos com viagens corporativas se recuperem totalmente neste ano, de acordo com a GBTA (Global Business Travel Association), o turismo de lazer deverá continuar a ser o principal impulsionador do desempenho global da hotelaria.

Além disso, os viajantes darão prioridade a experiências que se alinhem com seus valores pessoais. Os hotéis que articularem seu compromisso de forma eficaz com a sustentabilidade, autenticidade e bem-estar ganharão vantagem competitiva ao longo do ano, permitindo expandir a cota de mercado e melhorar os valores dos ativos, ao mesmo tempo em que buscam novas fontes de capital.

À medida que aumentam as expectativas dos viajantes, as marcas de hotéis ganham cada vez mais importância. Com mais de 1,3 mil marcas globais disponíveis, a comunicação eficaz e execução das promessas da bandeira se tornam essenciais. Assim, espera-se que os proprietários de hotéis refinem as promessas de suas marcas em 2024, levando potencialmente à sua consolidação, especialmente conforme elas exploram novos setores além do fornecimento de hospedagem.

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