As viagens seguem como prioridade no consumo das famílias brasileiras, em um movimento que ganhou força desde o arrefecimento da pandemia. Levantamento do Itaú Unibanco reforça esse racional, mostrando como o turismo nacional segue aquecido. No acumulado até agosto, os gastos no setor cresceram 27% na comparação anual. No mesmo recorte, o número de transações realizadas com cartões de crédito no segmento avançou 10%, com um ticket médio de R$ 1126. Destaque para a hotelaria, responsável por 43% desse volume de operações.

Depois da hotelaria, as companhias aéreas foram o segmento com a maior fatia no volume de transações com cartão de crédito no setor de turismo até agosto, respondendo por 31% do total, seguidas pelas agências de turismo, com 22%. Na comparação anual, os maiores crescimentos em quantidade de operações foram registrados nos Duty Free, com alta de 34%, seguidos pelas empresas de aluguel de automóveis (+31%) e pelas agências de turismo (+22%). Na contramão, os resorts tiveram queda de 14%.

Mais dados

Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro aparecem empatados na primeira posição (com 17% cada um) de todas as transações relacionadas ao turismo no Brasil. Minas Gerais vem em terceiro lugar (com 12%), seguido por Paraná e Bahia, ambos com 7% cada. O top 10 conta ainda com Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco, com 5% das transações cada, além de Goiás (4%) e Ceará (3%).

Quando se analisa o perfil dos consumidores, há insights interessantes para quem atua no turismo, apontam os dados do Itaú Unibanco. De acordo com o estudo, a geração X (nascidos de 1965 a 1980) é a que mais está investindo em férias dentro do Brasil, com 42% dos gastos.

A geração Y (nascidos de 1981 a 1996) vem em segundo lugar, respondendo por 34% das transações com cartão de crédito no turismo brasileiro, enquanto os babyboomers (nascidos de 1946 a 1964) e a geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) têm 22% e 2%, respectivamente.

“Entretanto, quando fazemos o recorte por quantidade de transações, vemos que a geração Y já ultrapassa a X, com 41% das compras realizadas com cartões de crédito no setor de turismo – e 38% da geração anterior. E os mais novos, os zennials, são os que mais crescem, em um movimento natural, mas bem acima da média geral, com avanço de 61% no consumor do setor”, comenta Moisés Nascimento, diretor de dados do Itaú Unibanco.

(*) Crédito da foto: Hotelier News