Hotelaria representa 92,8% dos produtos comercializados por empresas de agenciamento no Brasil
15 de abril de 2015
Marciano Gianerini Freire, presidente do Ipeturis, apresenta pesquisa sobre Indicadores Econômicos do Agenciamento Turístico Nacional 2014
(foto: Giulia Ebohon)
Com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento econômico do setor de turismo, o Ipeturis (Instituto de Pesquisa, Estudos e Capacitação em Turismo) lançou hoje (15) em coletiva de imprensa, a publicação Indicadores Econômicos do Agenciamento Turístico Nacional 2014, reunindo o perfil e desempenho de empresas de agenciamento em todo o Brasil. Conforme o levantamento, entre os produtos comercializados por estas companhias, o segmento de hospedagem responde por 92,8% deste mercado, atrás apenas dos pacotes turísticos (93,7%) e a frente das passagens aéreas (92,4%).
No que se refere ao volume de vendas, as passagens aéreas foi o serviço turístico mais comercializado pelas empresas, com volume médio de R$ 466 mil no ano. Foram seguidas pelos pacotes turísticos (R$ 231,9 mil) e hospedagem (R$ 113,8 mil), que tiveram uma performance equilibrada no volume médio de vendas ao longo do ano.
Dentro do universo estudado pela entidade, a maior parte das empresas consultadas são agências de viagens (82%), seguidas pelas operadoras de turísticas (15,6%) e consolidadoras (2,4%). Classificadas pelo porte, conforme critérios do IBGE, as microempresas (52,7%) são maioria, seguidas pelas pequenas empresas (38,5%) e, juntas representam (91,2%) do universo das empresas do agenciamento turístico nacional. As grandes e médias empresas, em conjunto, respondem por (8,8%) deste mercado.
De acordo com Marciano Gianerini, presidente da Ipeturis, o primeiro trimestre foi o período que atingiu o maior volume médio de vendas (R$ 1,04 milhão), sendo que o quarto trimestre apresentou o menor volume médio de vendas (R$ 882 mil). "Houve um inversão na lógica de vendas, o que pode ser justificado em função da Copa do Mundo, instabilidade política, crise econômica e mudança no calendário de eventos", explica.
O maior volume de vendas das grandes empresas foi no terceiro trimestre, com média de R$ 171 milhões e aumento de 52%, em relação ao trimestre anterior. No caso das médias empresas este volume foi equilibrado ao longo de 2014, sendo que os três primeiros meses do ano apresentaram o maior pico de vendas, com valores em torno de R$ 19 milhões.
Para as pequenas empresas, os resultados foram maiores no primeiro trimestre, com volume médio de vendas de R$ 3,63 milhões. Já as microempresas registraram um valor médio em torno de R$ 591 mil no primeiro trimestre.
O Estado de São Paulo destaca-se com o maior número de empresas participantes (6,9 mil), seguido pelo Rio de Janeiro (2,5 mil) e Minas Gerais (1,9 mil), sendo que a grande maioria das empresas são registradas como agências de viagem (90%).
Serviço
www.ipeturis.org.br