Marciano Gianerini Freire, presidente do Ipeturis, apresenta pesquisa sobre Indicadores Econômicos do Agenciamento Turístico Nacional 2014
(foto: Giulia Ebohon)

Com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento econômico do setor de turismo, o Ipeturis (Instituto de Pesquisa, Estudos e Capacitação em Turismo) lançou hoje (15) em coletiva de imprensa, a publicação Indicadores Econômicos do Agenciamento Turístico Nacional 2014, reunindo o perfil e desempenho de empresas de agenciamento em todo o Brasil. Conforme o levantamento, entre os produtos comercializados por estas companhias, o segmento de hospedagem responde por 92,8% deste mercado, atrás apenas dos pacotes turísticos (93,7%) e a frente das passagens aéreas (92,4%).

No que se refere ao volume de vendas, as passagens aéreas foi o serviço turístico mais comercializado pelas empresas, com volume médio de R$ 466 mil no ano. Foram seguidas pelos pacotes turísticos (R$ 231,9 mil) e hospedagem (R$ 113,8 mil), que tiveram uma performance equilibrada no volume médio de vendas ao longo do ano.

Dentro do universo estudado pela entidade, a maior parte das empresas consultadas são agências de viagens (82%), seguidas pelas operadoras de turísticas (15,6%) e consolidadoras (2,4%). Classificadas pelo porte, conforme critérios do IBGE, as microempresas (52,7%) são maioria, seguidas pelas pequenas empresas (38,5%) e, juntas representam (91,2%) do universo das empresas do agenciamento turístico nacional. As grandes e médias empresas, em conjunto, respondem por (8,8%) deste mercado.

De acordo com Marciano Gianerini, presidente da Ipeturis, o primeiro trimestre foi o período que atingiu o maior volume médio de vendas (R$ 1,04 milhão), sendo que o quarto trimestre apresentou o menor volume médio de vendas (R$ 882 mil). "Houve um inversão na lógica de vendas, o que pode ser justificado em função da Copa do Mundo, instabilidade política, crise econômica e mudança no calendário de eventos", explica.

O maior volume de vendas das grandes empresas foi no terceiro trimestre, com média de R$ 171 milhões e aumento de 52%, em relação ao trimestre anterior. No caso das médias empresas este volume foi equilibrado ao longo de 2014, sendo que os três primeiros meses do ano apresentaram o maior pico de vendas, com valores em torno de R$ 19 milhões.

Para as pequenas empresas, os resultados foram maiores no primeiro trimestre, com volume médio de vendas de R$ 3,63 milhões. Já as microempresas registraram um valor médio em torno de R$ 591 mil no primeiro trimestre.

O Estado de São Paulo destaca-se com o maior número de empresas participantes (6,9 mil), seguido pelo Rio de Janeiro (2,5 mil) e Minas Gerais (1,9 mil), sendo que a grande maioria das empresas são registradas como agências de viagem (90%).

Serviço
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