Com a Copa do Mundo FIFA começando no domingo (20), a indústria hoteleira do Catar já celebra o desempenho previsto para o mega evento esportivo. Com torcedores do mundo inteiro visitando o país para acompanhar os jogos, o governo local se mexeu para elevar a oferta de quartos e atender aos pré-requisitos do comitê organizador. No ano passado, por exemplo, o governo do Catar firmou um acordo com a Accor para garantir o estoque de acomodações.

O crescimento da oferta continuou até o último minuto, com mais de 3 mil quartos adicionados ao estoque total nos últimos três meses, aponta o Hotel News Resource. Com o intuito de evitar que viajantes fiquem sem acomodações, o país exige a apresentação de pelo menos um ingresso dos jogos durante a fase de grupos. A exceção da regra é de que até três torcedores podem entrar por convite do titular do ingresso, sob pagamento de taxa.

A partir de 2 de dezembro, eles poderão entrar no Catar sem ingressos. Mesmo com essa política, os hotéis ainda devem experimentar níveis significativos de demanda, o que levará a um crescimento exponencial da diária média.

Ocupação

Relatório da STR divulgado no começo deste mês apontava que a ocupação deve chegar a 70% entre 18 de novembro e 20 de dezembro, com pico de 83% no dia 26 de novembro. Por outro lado, os dados mais recentes mostram o indicador de bater em 85% durante o período total do evento, podendo chegar a 90,5% em 25 de novembro, quando o anfitrião Catar enfrenta a seleção do Senegal, e os EUA mede forças com a Inglaterra.

O segundo maior nível de ocupação (90,2%) está previsto para ocorrer em 26 de novembro, quando a Arábia Saudita enfrenta a Polônia e a Argentina pega o México. O fato de esta ser a primeira Copa do Mundo pós-pandemia também contribui com a expectativa otimista, já que há grande demanda reprimida.

(*) Crédito da foto: GooseB/Pixabay