Foi, literalmente, um golaço! Hoje (28), Accor e o governo do Catar – próximo país sede da Copa do Mundo de futebol – anunciaram que a gigante francesa fará a administração e apartamentos e villas que hospedarão fãs durante o mega evento esportivo.

O acordo se segue ao recente anúncio da estreia da operadora europeia no mercado de coliving. No comunicado, as partes detalharam que a Accor estará à frente de toda operação e prestação de serviços do portfólio imobiliário do país até o final de 2022.

Em entrevista à Reuters, Hassan al Thawadi, diretor do Supreme Committee for Delivery & Legacy do governo do emirado, explicou que a decisão de entregar à rede francesa a gestão dosimóveis pertencentes ao governo visa garantir “um mercado hoteleiro sustentável no país, de forma que a indústria não tenha sobreoferta hoteleira no pós-Copa”. Vale destacar que várias cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, sofreram (e ainda padecem) com o mesmo problema após a Copa do Mundo de 2014.

Accor: operação no Catar

Pelo que ficou acordado, a rede francesa proverá equipe para gerir e operar mais de 60 mil apartamentos e villas pelas cidades-sedes do emirado, informa a Reuters. A expectativa do comitê organizador é que 1,2 milhão de pessoas visitem o Catar durante os 28 dias da Copa do Mundo. Dados de agosto do Qatar National Tourism Authority informam que o inventário hoteleiro do país é formado por 30 mil UHs (unidades habitacionais).

Vale destacar que, diferentemente das outras edições, o mega evento esportivo será realizado no inverno europeu, em novembro. A decisão tem relação com o forte calor no país durante o verão no Hemisfério Norte.

(*) Crédito da foto: Antoine Antoniol/Bloomberg