Impulsionada pelo calendário de eventos, a hotelaria da RMC (Região Metropolitana de Campinas) superou os índices pré-pandêmicos em outubro. Segundo dados do CRC&VB (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau), o setor encerrou o mês com bom desempenho em seus principais indicadores.

Dentre as razões para o bom desempenho estão os eventos corporativos – somente os de grande porte a região já tem 225 confirmados até o final do ano -, retomada de shows, convenções de negócios e empresariais e fluxo nacional e internacional de pessoas para a RMC. Outros dois índices aferidos pela pesquisa, como diária média e RevPar apresentaram estabilidade.

A rede hoteleira da região fechou o décimo mês de 2023 com 60,85% de ocupação, considerando dados dos mais de 6 mil empreendimentos contemplados pelo estudo. Em 2022, o indicador permaneceu na casa dos 57,58%, enquanto em 2019 a ocupação total foi de 52,30%.

A categoria econômica apresentou ocupação de 65,88%, mantendo uma média anual de 62,20%. Já empreendimentos midscale performaram em 55,80%, com taxa anual acumulada de 53,61%. Em outubro, a diária média foi de R$ 336,91, já o RevPar foi de R$ 201,83.

“O bom desempenho em taxas, acima de 60%, também se deve ao crescente número de ações de nossos agentes culturais, trazendo shows para a região”, diz Douglas Marcondes, diretor de Hotelaria do CRC&VB.

Além dos eventos, feiras e congressos, Marcondes destaca o potencial de Campinas como polo tecnológico, que atua como gerador de negócios, assim como as universidades e centros de pesquisas que movimentam estudantes, pesquisadores e empresários.

Recuperação em evidência

Marcondes afirma que o ano de 2023 consolidou a recuperação do setor de forma positiva, permitindo aos hoteleiros colocarem em prática estratégias que visam manter a boa performance e atenuar a taxa de ociosidade das acomodações.

“Tudo isso impacta não somente o setor hoteleiro, mas toda a economia regional, com a geração empregos – hotelaria e alimentação fora do lar acumulam 3.585 empregos novos no ano -, renda, arrecadação de impostos e fortalecimento do destino e sua reputação.”, acrescenta o diretor.

O presidente do Campinas e Região Convention, Vanderlei Costa, ressalta que em 2023 a hotelaria regional já teve a recuperação da ocupação média e aumento na diária média na comparação com 2019. “O setor de eventos tem contribuído fortemente para esses números positivos, com 227 eventos de grande porte – acima de 500 pessoas – já realizados ou confirmados até dezembro, um recorde”.

Costa lembra, também, que além da própria rede hoteleira os grandes eventos movimentam cerca de 50 setores em toda a RMC, como gastronomia, fornecedores de equipamentos, transportes, dentre outros, além de gerar milhares de empregos, renda e impostos para os municípios.

(*) Crédito da foto: Divulgação/CRC&VB