Mês a mês, a hotelaria da RMC (Região Metropolitana de Campinas) vem superando os índices pré-pandêmicos. Após o bom desempenho em outubro, dados do CRC&VB (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau) apontam que o setor hoteleiro teve seu melhor novembro desde 2019.

A pesquisa mensal da entidade apurou uma taxa de ocupação de 64,28% no mês passado, demanda catalisada, principalmente, por grandes eventos corporativos. Dentro da série histórica do estudo do CRC&VB, desde janeiro de 2019 o índice de novembro só foi superado em agosto de 2022, quando o indicador atingiu 65,25%.

Dentre as categorias de hotéis, a econômica encerrou novembro com 66,30% de ocupação, enquanto que a Midscale foi de 62,24%. A diária média na RMC permaneceu estável em relação a outubro – R$ 334,12, enquanto que o RevPar subiu para R$ 213,69.

“Irrefutavelmente, o desempenho de novembro e o acumulado no ano até agora demonstra a capacidade do Turismo em movimentar a economia regional, beneficiando, de forma direta e indireta, quem vive deste segmento, seja empresários ou trabalhadores”, comenta Douglas Marcondes, diretor de Hotelaria do CRC&VB.

Os bons números de 2023, segundo o diretor, devolveram ao setor a capacidade de lapidar as condições estruturais dos mobiliários envolvidos e suas estruturas, com reformas, retrofits e upgrades em suas instalações. “Tudo isso acaba gerando empregos, propiciando aquisições diversas, além de disseminar renda e promover inclusão”, destaca Marcondes.

Expectativas

Para o próximo ano, o executivo da entidade afirma que as expectativas são otimistas. “Uma ampliação da oferta de crédito ao setor, a crescente e consciente interlocução entre os agentes promotores de eventos, de distintos portes e perfis, anunciam uma excelente perspectiva para o ano de 2024”.

Vanderlei Costa, presidente do Campinas e Região Convention, ressalta que em 2023 a hotelaria regional já teve a recuperação da ocupação média e aumento na diária média na comparação com 2019. “O setor de eventos tem contribuído fortemente para esses números positivos, com 227 eventos de grande porte – acima de 500 pessoas – já realizados ou confirmados até dezembro, um recorde”.

Costa destaca que os grandes eventos movimentam cerca de 50 setores em toda a RMC, como gastronomia, fornecedores de equipamentos, transportes, dentre outros, além de gerar milhares de empregos, renda e impostos para os municípios.

(*) Crédito da foto: Divulgação/CRC&VB